Nossa Cidade
Gestores de fiscalização de Campinas participam de visita técnica
Membros da equipe de fiscalização de trânsito da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) e da Superintendência de Trânsito do Salvador (Transalvador) foram convidados a participar de uma visita técnica à Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), em Fortaleza. A visita ocorreu entre os dias 15 e 17 de março. Referência em mobilidade urbana, Fortaleza tem se destacado pela implementação de políticas públicas integradas que tornam o trânsito mais seguro.
Os membros da Divisão de Fiscalização e Operação da Emdec, Claudionir Thomas De Sá e Gabriela Simão fizeram parte do grupo. No primeiro dia (15/03), a missão técnica visitou a cidade para compreender as estratégias e práticas que reforçam a segurança viária, a partir de políticas públicas integradas nas áreas de fiscalização, operação, educação, engenharia e comunicação.
No dia 16, o grupo pôde visitar o departamento de fiscalização da AMC, para conhecer as estratégias de planejamento e operação de trânsito do órgão, além de percorrer alguns pontos da cidade para analisar as fiscalizações preventivas, como as blitze da Lei Seca. Em 2022, mais de 25 mil condutores foram submetidos ao teste do etilômetro, em Fortaleza.
E no último dia (17/03), especialistas da AMC finalizaram uma série de apresentações para os representantes dos órgãos de trânsito de Campinas, Recife e Salvador, para fechar a missão técnica. O convite para a missão técnica foi feito pela Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global e teve apoio da International Association of Chiefs of Police (IACP / da sigla em inglês, Associação Internacional de Chefes de Polícia).
“A visita foi uma excelente oportunidade para colher novas experiências que podem nortear novos projetos de fiscalização na cidade de Campinas; e aprimoramento das técnicas operacionais. Foi muito interessante aprender como a AMC realiza suas operações de fiscalização no trânsito, apoio na área educacional e o trabalho voltado à redução de acidentalidade e mortes no trânsito. Um bom exemplo de organização e planejamento, que levam a bons resultados”, avaliou o gerente de Divisão, Claudionir De Sá.
“Fortaleza é referência em segurança viária no Brasil e registrou o oitavo ano consecutivo de redução de mortes no trânsito. Essa missão técnica foi fundamental para que os membros das agências de trânsitos de Campinas, Recife e Salvador pudessem conhecer mais sobre as ações e estratégias realizadas pela cidade”, destacou o coordenador de fiscalização da Iniciativa Bloomberg, André Correia.