Nossa Cidade
Gestores de São José do Rio Preto participam de capacitação com o Centro de Resiliência de Campinas
Em mais um intercâmbio com municípios paulistas, o Centro de Resiliência de Campinas (CRDC), coordenado pela Defesa Civil, promoveu uma capacitação sobre a implementação do Scorecard – Ferramenta de Autoavaliação da Resiliência Face à Desastres a Nível Local para gestores da cidade de São José do Rio Preto.
O Scorecard é uma ferramenta inovadora da Iniciativa Construindo Cidades Resilientes (MCR2030) das Nações Unidas. Por meio dela é possível realizar a avaliação e aprimoramento da resiliência em relação a desastres e emergências, tornando os municípios mais preparados para enfrentar situações adversas.
Segundo o coordenador regional e diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado, o objetivo é apresentar a ferramenta e mostrar como ela pode ser usada para avaliação da capacidade de resposta e recuperação de uma comunidade após um desastre. “Com este recurso, o município consegue identificar seus pontos fortes, as áreas que podem ser aprimoradas, novos projetos que precisam ser criados e, a partir disso, implementar planos de ação”, afirmou.
Participaram da reunião on-line, gestores de Defesa Civil, Assistência Social, Saúde e Obras de São José do Rio Preto.
O diretor da Defesa Civil de São José do Rio Preto, Coronel Carlos André Medeiros Lamin, contou que a capacitação foi muito importante para a equipe no sentido de prepará-los para atender as demandas do Escritório das Nações Unidas para a Redução de Riscos de Desastres (UNDRR) no que se refere ao plano local de resiliência. De acordo com ele, São José do Rio Preto está empenhada na realização do Scorecard.
“Por meio do Scorecard poderemos mensurar como estão as ações conduzidas pelas secretarias do município, tanto com relação à prevenção quanto às respostas aos desastres, seu gerenciamento e recomposição dos cenários afetados. Foi de grande valia para toda a nossa equipe e agradecemos muito a Prefeitura de Campinas por esse apoio técnico”, afirmou o Coronel Lamin.
O treinamento foi realizado por Sidnei Furtado; Anne Dutra, coordenadora de Fiscalização de Alimentos da Secretaria de Saúde, que abordou a execução do Scorecard de Sistemas Alimentares em Campinas, do qual foi mediadora; Priscilla Pegoraro, da Secretaria Municipal de Saúde e membro do CRDC, sobre o Marco de Sendai; e Lucilaina Teles, da Defesa Civil, mediadora do Scorecard de Inclusão de Pessoas com Deficiência.