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Glicério ganha plantio de árvores e novo trecho de faixa exclusiva
A Secretaria de Serviços Públicos elaborou um projeto de requalificação paisagística para a Avenida Francisco Glicério, onde também será implantado um novo trecho de faixa exclusiva para o transporte público coletivo. Haverá também o plantio de 58 mudas de árvores de médio porte na avenida, no trecho entre a Avenida Aquidabã até a Rua Henrique de Barcelos, e 42 mudas na Rua Álvaro Ribeiro e Avenida General Carneiro, totalizando 100 árvores.
Serão colocadas em floreiras no mesmo nível da calçada, revestidas com forração, permitindo a permeabilidade do solo.
Novo trecho de faixa exclusiva
Para diminuir as lentidões e priorizar, ainda mais, a circulação do transporte público coletivo, aumentando a sua eficiência, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) implantará uma continuação da faixa exclusiva já existente na Avenida Francisco Glicério. Com a medida, a via ficará com 1,3 km de traçado somente para os ônibus.
O novo trecho, de 290 metros, abrange a extensão entre a Avenida Aquidabã até a Rua Henrique de Barcelos. A Francisco Glicério já possui faixa exclusiva para o transporte coletivo, em trecho de pouco mais de 1 km, entre as vias Orosimbo Maia e Aquidabã.
O novo trecho de faixa exclusiva segue os mesmos parâmetros do existente, com a circulação dos ônibus à direita. A operação exclusiva dos ônibus será permanente, todos os dias da semana (de segunda a domingo), nas 24 horas do dia. No novo trecho são quatro faixas de rolamento.
“Devido ao grande fluxo de veículos e linhas que operam no trecho, é importante priorizarmos o transporte público. Esta iniciativa integra o nosso objetivo em ampliar a eficiência do transporte público coletivo, além de proporcionar mais fluidez viária para a via, aumentando a segurança e diminuindo o trânsito lento”, explica o presidente da Emdec, Vinicius Riverete.
Por esse trecho da Avenida Francisco Glicério circulam, diariamente, 15 linhas de ônibus, uma frota de 66 veículos. Juntas, transportam mais de 32 mil passageiros por dia. São 36 ônibus circulando por hora no trecho.
Algumas intervenções físicas são necessárias, como, por exemplo, a retirada do canteiro central existente, ganhando espaço para a implantação da faixa exclusiva; e, ainda, destinar três faixas de rolamento para a circulação geral. Será possível estacionar do lado esquerdo da via, como ocorre hoje.
Segundo a Secretaria de Serviços Públicos, a obra no canteiro central da via será iniciada neste mês. Já o plantio das mudas iniciará em abril. A entrega final de todo o projeto — inclusive da faixa exclusiva — está prevista para o mês de maio.
Após as obras e intervenções necessárias, serão implantadas as sinalizações horizontal e vertical.
Confira as linhas beneficiadas pela faixa exclusiva:
173 – Jardim São Vicente / Parque Itália
253 – Swift / Vila Boa Vista
341 – Jardim São Gabriel
342 – Jardim Aliança
344 – Estação Parque Prado
345 – Jardim Carlos Lourenço / Cidade Judiciaria
346 – Jardim Carlos Lourenço
349 – Vila Formosa
359 – Jd. Esmeraldina / Estação Cidade Judiciária
366 – Vila Orosimbo Maia (Inclusivo)
395 – Notre Dame
403 – Nova Europa
408 – Parque Jambeiro
408.1 – Parque Jambeiro
499 – Iporanga