Nossa Cidade
GM faz esquema especial para impedir aglomeração para o dérbi
A Guarda Municipal de Campinas, equipes de trânsito da Emdec e os setores de fiscalização da Secretaria de Planejamento e Urbanismo (Seplurb) e da Setec trabalharão com um esquema especial para o dérbi entre Guarani e Ponte Preta no próximo sábado, 19 de junho. O jogo está marcado para 18h30 no Estádio Brinco de Ouro da Princesa, do Guarani. Um decreto da Prefeitura vai reforçar as medidas contra aglomerações nas imediações durante a partida.
O efetivo da Guarda Municipal terá reforço. O setor de Inteligência da GM já está realizando, em parceria com a Polícia Militar, o monitoramento preventivo das redes sociais e das torcidas organizadas dos times para evitar confrontos e aglomerações. A intenção é que não haja violência entre os torcedores nem a realização de eventos nos dias que antecederem o dérbi, nem no dia do jogo.
Uma base móvel de monitoramento da Guarda Municipal estará nas proximidades do estádio, no sábado, para acompanhamento estratégico de possíveis focos de aglomeração. Equipes realizarão o patrulhamento nas imediações do local.
Viaturas também farão patrulhamento nas proximidades dos dois estádios dos times campineiros. Haverá monitoramento, por meio das câmeras da Central de Integrada de Monitoramento de Campinas (Cimcamp), para que não aconteça deslocamento de torcidas, pois não será permitida a aglomeração e permanência de torcedores. As outras equipes de patrulhamento da Guarda Municipal, em toda a cidade, também estarão atentas para agir em possíveis confrontos entre torcedores.
Restrições sanitárias
Embora o jogo seja sem público, agentes da Setec e da Seplurb fiscalizarão vendedores ambulantes e também comércios nas imediações do estádio antes e durante o dérbi.
A Prefeitura publicará um decreto proibindo o porte e a comercialização de bebidas em recipientes de vidros. Também será proibida expressamente a aglomeração de pessoas em espaços públicos, a montagem de tendas, equipamentos e caixas de som ou qualquer outro tipo de aparelho sonoro ou audiovisual, nas vias próximas. A finalidade é manter as medidas de segurança e a prevenção contra a disseminação da Covid-19, evitando as aglomerações.
Em caso de descumprimento das regras sanitárias e das disposições do decreto a ser publicado, o infrator estará sujeito à pena de multa e condução à delegacia.
A circulação de pessoas e veículos ao redor do estádio será proibida com a realização de bloqueio e controle de acesso a partir das 15h30. Após o jogo, o esquema será mantido para garantir que não haja distúrbios. Equipes da Emdec farão o controle do tráfego e a proibição de estacionamento de veículos nas vias que serão fechadas ao trânsito.