Nossa Cidade
GM terá operação especial de segurança durante a 24ª Parada LGBT+
A Guarda Municipal fará operação para a segurança do público durante a realização da 24ª Parada do Orgulho LGBT+ 2024 de Campinas, neste domingo, dia 30 de junho. O evento começa às 11h e a concentração será no Largo do Rosário.
A operação da GM começa às 10h e prevê equipes de patrulhamento a pé, que vão circular no meio do público no Largo do Rosário. Haverá também equipes motorizadas com viaturas quatro rodas e motocicletas, que ficarão no entorno das ruas previstas no itinerário e também nas imediações de terminais e corredores de ônibus. O trajeto dos trios elétricos será acompanhado pelas câmeras de monitoramento.
A operação da GM na Parada LGBT+ será realizada até a dispersão do público e só terminará após a limpeza do local. O efetivo envolvido nesta operação não será divulgado por questões estratégicas.
Decreto
Um decreto publicado na edição desta sexta-feira (dia 28/6), no Diário Oficial, proíbe o porte e a venda de bebidas alcoólicas ou não alcoólicas em garrafas ou recipientes de vidro por estabelecimentos comerciais e por vendedores ambulantes, exceto quando consumidos no próprio estabelecimento. Leia mais aqui: Prefeitura publica decreto com as regras para realização da 24ª Parada do Orgulho LGBT+ de Campinas.
O decreto veta também a utilização de qualquer tipo de instrumento musical ou aparelho sonoro de qualquer espécie em locais públicos em um raio de dois quilômetros a partir do local do evento. Fiscalização da GM e da Setec na rua; e da Secretaria de Urbanismo nos estabelecimentos comerciais.
Dicas de segurança
Para quem for participar da Parada, a Guarda Municipal aconselha:
-
Manter o celular guardado em um bolso fechado com zíper para evitar roubos e furtos;
-
Não usar o aparelho no meio da multidão. Se tiver que fazê-lo, procure um lugar mais protegido. A sugestão é ficar próximo de uma das equipe da GM, posicionadas nas laterais do evento;
-
Fique atento ao seu redor;
-
Se possível, estar sempre em companhia de uma pessoa de confiança;
-
Anote o IMEI do aparelho em um local seguro. Este número será necessário para o bloqueio e a localização do celular caso o telefone seja furtado;
-
Em caso de furto e roubo, registrar o boletim de ocorrência de forma on-line;
-
Evitar o uso de correntes, relógios e outros objetos de valor;
-
Se for comprar produtos de ambulantes, procurar os vendedores cadastrados pela Setec e identificados com o colete da autarquia. Evite os clandestinos;
-
Para não cair em golpes, quando for passar o cartão, prestar atenção no visor da máquina para conferir o valor;
-
Assim que o evento encerrar, deixar o local o mais rápido possível para evitar tumulto.