Nossa Cidade
Grafite em pista de skate mostra que criatividade é arma contra o vandalismo
A pista de skate street na Lagoa do Taquaral está ganhando um novo visual com a arte do grafiteiro Di Labarca, nesta sexta-feira, 29 de setembro, após ter sido pichada por duas vezes em quatro dias esta semana. Neste mês, a Prefeitura de Campinas registrou um ato de vandalismo a cada dois dias, 16 no total, em equipamentos públicos. A Guarda Municipal criou um Grupo Antivandalismo para monitorar e coibir ações.
“O vandalismo não traz apenas prejuízos financeiros, mas impede a população de usufruir os equipamentos públicos. Temos enfrentado o problema tanto do ponto de vista de segurança quanto de encontrar saídas criativas como, por exemplo, grafitar a pista de skate do Taquaral que tem sido alvo de vândalos. A população pode nos ajudar, denunciando esse crime”, diz o prefeito de Campinas, Dário Saadi.
As denúncias de vandalismo podem ser feitas pelo número 153, da Guarda Municipal.
A intervenção artística foi executada para recuperar a pista, inaugurada em março de 2022. A Administração aposta na arte como um impeditivo da ação dos vândalos. O artista Di Labarca traz, nesta obra, desenhos bem coloridos e vibrantes, traços precisos, formas que transmitem energia. Para ele, esta arte tem o objetivo de despertar consciências e aproximar as pessoas.
Labarca acredita que o grafite pode coibir as pichações. “Há uma ética, respeitam o grafite, não picham por cima. Ajuda bastante trazer o grafite para um projeto. O pessoal que usa a pista de skate vai ficar bem feliz com o resultado, está bem colorido, bem legal”, disse. O artista também foi o responsável pelo grafite no painel do Espaço do Amanhã, em construção na Chácara Santa Letícia, distrito do Ouro Verde.
A recuperação da pista com a intervenção artística também é voltada ao Campeonato Skateboard, neste sábado, 30 de setembro, a partir das 13h, em parceria com o Sesc. O skatista Sandro Dias, o Mineirinho, um dos maiores do Brasil, estará presente por volta de 16h.
“O grafitismo de excelência vai representar o skate em Campinas e coibir esses atos de vandalismo, que são de poucos, mas que atrapalha a muitos. O evento de amanhã vai ter um brilho maior”, diz o secretário de Esportes e Lazer, Fernando Vanin.
A pista de skate street tem cerca de 800 metros quadrados, rampas, retas, curvas, corrimãos e caixotes. Fica próxima às quadras poliesportivas e à outra pista de skate, mais antiga, do tipo bowl. As entradas mais próximas são pelos portões 5 e 7, na Lagoa do Taquaral, Avenida Heitor Penteado, Taquaral.