Nossa Cidade
Grafites vão embelezar Estação BRT Mercado para celebrar 250 anos de Campinas
O projeto Camp Crew, de promoção de arte urbana, realiza neste sábado, 18 de maio, e domingo uma intervenção artística na Estação BRT Mercado. A ação é fruto de uma parceria entre a Coordenadoria de Políticas para a Juventude e o projeto BRT Arte, da Emdec e Secretaria de Transportes.
Serão disponibilizadas 20 latas de tinta spray específicas para cada artista selecionado. As latas serão entregues no dia do evento, não havendo a possibilidade de escolha de cor em data anterior à da intervenção.
Os artistas poderão utilizar material próprio ou complementar para as intervenções, contudo, nenhuma despesa será reembolsada ou material será reposto. O Camp Crew disponibilizará, conforme capacidade do projeto, tinta látex e alguns materiais para pintura como suporte no dia do evento.
Os artistas selecionados foram: Atos, Bingo, Bobis, Bur, Estranho, Fil, Filliage, Gim, Jed, Junin, Kes, Laf, Mariana Junqueira, Miojo, Noel, Q.Pirigo, Ratos, Tila, Tinhox, Tinta na Veia e Zerrê. Trata-se de atividade não remunerada, de fins não lucrativos prestada por pessoa física com objetivos cívicos, culturais, educacionais e ou recreativos.
A integra a série de ações para as comemorações dos 250 anos de Campinas. Até o dia 14 de julho de 2024 a Prefeitura anunciará 250 realizações, uma por dia, em todas as áreas, para oferecer mais qualidade de vida para cerca de 1,1 milhão de habitantes que vivem na cidade, além de quem vem para trabalhar e passear. Saiba mais pelo site https://portal.campinas.sp.gov.br/sites/250anos/.
Sobre o BRT Arte e o Camp Crew
O BRT Arte é um projeto da Emdec e Secretaria Municipal de Transportes que visa levar conforto visual, beleza e manutenção preventiva aos equipamentos públicos dos Corredores BRT, suas estações, passagens, viadutos e todas estruturas, por meio da arte urbana.
Já o Camp Crew compreende o grafite como arte urbana de expressão cultural, sobretudo da juventude das periferias e visa favorecer uma cultura de participação política e social das juventudes, com a possibilidade de repensar os espaços de serviços públicos e comunitários, educativos, de transmissão da história, cultura, identidade e interações sociais locais, trazendo um sentimento de pertencimento e construção ativa junto aos moradores da região. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura de Campinas, por meio da secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social por meio da Coordenadoria de Políticas para as Juventudes.