Connect with us

Nossa Cidade

Grupo do Instituto de Geociências da USP visita a Defesa Civil de Campinas

Um grupo do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo (USP) visitou a Defesa Civil de Campinas nesta sexta-feira, 14 de junho. Os professores Camila Viana, Nicolás Stríkis e Veridiana Martins e 19 alunos do curso de Licenciatura em Geociências e Educação Ambiental do Instituto conheceram a estrutura e atuação do departamento e também visitaram área de risco no Distrito de Sousas. 

 

A apresentação inicial das atividades do órgão foi feita pelo coordenador regional e diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado. Além de passar o histórico e a estrutura do Departamento, ele também apresentou as iniciativas nas quais a cidade está engajada, como a Iniciativa Construindo Cidades Resilientes das Nações Unidas. “Também explicamos como foram realizadas as autoavaliações da resiliência em setores como sistemas alimentares, saúde pública e a pessoa com deficiência em situações de desastres, bem como o desenvolvimento do Centro de Resiliência a Desastres que, em Campinas, é coordenado pela Defesa Civil.” 

 

O diretor destacou a importância desta aproximação com a área acadêmica: “são futuros profissionais que vão iniciar suas carreiras tendo um conhecimento prático sobre a resiliência a desastres”. “Campinas tem multiplicado e compartilhado suas experiências com outros municípios e estados e não seria diferente com a universidade. Quem sabe entre esses alunos não possamos até mesmo ter um agente da Defesa Civil no futuro”, disse Furtado. 

 

A visita integra um trabalho de campo da disciplina de Geociências e Meio Ambiente, realizado entre esta sexta-feira, 14 de junho, e domingo, dia 16. Foi intermediada pela professora Camila Viana, que já atuou como geóloga na Defesa Civil da cidade de São Paulo. O objetivo é promover uma vivência prática aos estudantes sobre o conteúdo trabalhado em sala de aula. “Pensei que seria proveitoso que os alunos conhecessem a estrutura e atuação da Defesa Civil de Campinas, haja vista sua renomada atuação na busca pela resiliência”, disse a professora Camila. 

 

Também participaram, os servidores da Defesa Civil Sueli Castiglieri, coordenadora do Setor de Monitoramento e Alerta; Joel Carlos dos Santos, coordenador de Operações; Vivaldo Borgo, coordenador de Resiliência a Desastres e Frederico Anderson Signorelli, setor Administrativo. Todos explicaram como é o fluxo de trabalho em cada uma de suas áreas: monitoramento e alerta; setor de operações e vistorias; e Gestão de Ocorrências da Defesa Civil (GODC). 

 

Ao final da visita à sede da Defesa Civil, o grupo seguiu para o Distrito de Sousas, onde os estudantes conheceram uma área de risco, sob o acompanhamento do coordenador Joel Carlos dos Santos.

 

Sair da versão mobile