Connect with us

Nossa Cidade

Grupo faz visita guiada pelo Cemitério da Saudade na noite desta quarta, 8

O Cemitério da Saudade foi o local escolhido para uma visita guiada pelo Projeto "O Que Te Assombra" na noite desta quarta-feira, 7 de fevereiro. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e dos próprios organizadores do grupo, além disso, conta com apoio da autarquia Serviços Técnicos Gerais (Setec), responsável pelo espaço. 
 
“Fizemos um tour com características de turismo mesmo. Os participantes conheceram todo o valor histórico e cultural do Cemitério da Saudade”, explica Cridinei Gabriel, historiador e servidor da autarquia. 
 
O grupo percorreu várias ruas do local em busca de informações históricas e artísticas, que são características do Cemitério da Saudade. 
 
O campo santo é o mais antigo de Campinas e considerado um museu a céu aberto por abrigar obras em mármore Carrara e um pouco da história da cidade. No espaço estão enterradas vítimas de epidemias, figuras importantes do Império, como Ferreira Penteado e Barão Geraldo de Resende, e da República, como Francisco Glicério e Bento Quirino. 
 
Outro atrativo do passeio foi a visita aos túmulos de milagreiros, como os Três Anjinhos, Maria Jandira e o Escravo Toninho, protagonista da lenda urbana “O Boi Falô”.
 
O Cemitério da Saudade é tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas (Condepacc). Com suas 112 quadras, é o maior campo santo municipal de Campinas. Abriga mais de 32 mil sepulturas, em estilo tradicional, dispostas em uma área de 181,5 mil metros quadrados. O mapa do Cemitério da Saudade é similar à planta de Campinas de 1878. 
Sair da versão mobile