Connect with us

Nossa Cidade

Guarani e Ponte Preta prestam homenagem a vítimas do trânsito

A conscientização pelo respeito à vida no trânsito vai entrar em campo nesta semana. Em homenagem ao Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito, que em 2023 ocorre neste domingo, 19 de novembro, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) realiza ação em parceria com os dois times que disputam o coração dos campineiros e o apoio da Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global (BIGRS). No próprio domingo, dia 19, o Guarani apoiará a iniciativa em jogo contra o ABC, no estádio Brinco de Ouro. Já a Ponte Preta levará o alerta ao campo do estádio Moisés Lucarelli, em data a ser definida após a próxima rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.

O Dia Mundial em Memória às Vítimas de Sinistros de Trânsito é realizado no terceiro domingo de novembro de cada ano, e visa reconhecer, em todo o mundo, o sofrimento das vítimas, familiares e comunidades afetadas pela mortalidade no trânsito. Também é uma data que marca o trabalho de resposta a esta realidade.  

Em respeito às vidas perdidas nas vias do município, neste domingo, dia 19, a mensagem será levada pelos jogadores do Guarani aos torcedores durante a abertura do jogo, que terá início às 15h45. Uma faixa lembrando a data será aberta em campo, e um minuto de silêncio será realizado, em homenagem às vítimas de sinistros (acidentes) fatais. O telão do estádio também veiculará a mensagem.  

Também jogando em casa nos próximos dias, os jogadores da Ponte Preta levarão aos seus torcedores a mensagem de conscientização, em data que será confirmada após os resultados da próxima rodada. A faixa será estendida com o time em campo. Um minuto de silêncio será respeitado, e o alerta de que nenhuma morte no trânsito é aceitável será reforçado no telão do Moisés Lucarelli. 

Ambos os jogos integram as rodadas finais da Série B do Campeonato Brasileiro. Além de homenagear as pessoas que perderam a vida em sinistros, o objetivo da ação em parceria com os times é alertar o campineiro sobre as atitudes necessárias para salvar vidas no trânsito, como o respeito às regras e à velocidade máxima das vias, assim como não dirigir em caso de ingestão de bebida alcoólica.  

“O apoio dos times é fundamental para ampliarmos esta mensagem em Campinas. Os estádios reúnem a alegria e a paixão das torcidas, e queremos que essa vida permaneça pulsando, com todos em segurança em seus deslocamentos diários”, afirma o presidente da Emdec, Vinicius Riverete.  

Além da ação em parceria com os times, no dia 27 de novembro, uma solenidade será promovida na Prefeitura Municipal, em memória às vítimas de trânsito de Campinas. Na ocasião, além da realização de um ato simbólico, será divulgado o Relatório Anual de Sinistralidade no Trânsito de Campinas.  

Apenas em setembro, mortes no trânsito de Campinas caíram 50%  

Em 2022, 151 pessoas perderam a vida no trânsito de Campinas. Ou seja, em média, a cada dois dias, uma morte ocorreu nas vias da cidade. Para mudar esta realidade, a Emdec vem reforçando ações de educação, fiscalização e intervenções em locais onde foram registrados altos índices de sinistros.  

Apenas em 2023, até outubro, a Emdec realizou 413 ações educativas em diversos ambientes, como ruas e escolas. Estima-se que, no total, foram atingidas mais de 98 mil pessoas, considerando todas as frentes de atuação em educação e orientação.

Já no âmbito da fiscalização, no período de janeiro até o dia 1º de novembro, a Emdec realizou 136 operações de fiscalização, sempre em parcerias com a Polícia Militar (PM), o Comando de Policiamento de Trânsito (CPTran) de São Paulo e, em diversas ocasiões, em parceria com a Guarda Municipal (GM). As ações visam ampliar a segurança dos condutores a partir da dissuasão de comportamentos de risco, além de identificar infrações ao Código de Trânsito Brasileiro, tais como placas encobertas ou adulteradas, pilotagem com apenas uma das mãos, uso de pneu “careca” e de capacete com a viseira aberta.   

Entre julho e outubro, também foram realizadas obras de geometria em pontos elencados em ranking de “50 Pontos Críticos” de acidentalidade em Campinas, feito pela Emdec. As intervenções promovem o redesenho de vias e consideram a sinalização e o estímulo à redução da velocidade pelos veículos, ampliando, desta forma, a segurança na circulação de pedestres.  

Como resultado de todo este esforço, de janeiro a setembro de 2023, a empresa já registrou uma queda de 11% nos óbitos nas vias urbanas do município, em comparação ao mesmo período de 2022. Foram 54 vidas perdidas, contra 61.  

Considerando apenas o mês de setembro, o número de mortes caiu pela metade. Em 2022, foram 10 vítimas neste mês, na malha urbana de Campinas, contra cinco em 2023.  

Sair da versão mobile