Nossa Cidade
Guarda Municipal encaminha para Polícia Civil relatório sobre suspeitos de vandalismo
O setor de Inteligência da Guarda Municipal de Campinas finalizou o relatório que aponta os suspeitos das pichações dos banheiros da área esportiva e de placas de sinalização do Parque da Lagoa do Taquaral. O documento foi encaminhado no final da tarde desta quinta-feira, dia 14 de setembro, ao 4º Distrito Policial de Campinas para investigação. Informações são sigilosas.
Nos últimos dias, além de um incêndio criminoso em uma touceira de bambu na terça-feira, 12, a Lagoa do Taquaral sofreu com a pichação dos banheiros da área de esportes e de várias placas de informação. Na região no entorno do parque houve também a destruição de mais de 40 mudas de árvores nativas, recém-plantadas em calçadas, que tiveram que ser replantadas pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos.
Com o relatório da Inteligência da GM, a Secretaria Municipal de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública encaminhou ao delegado responsável pelo 4º Distrito Policial de Campinas uma solicitação de abertura de inquérito e investigação pela Polícia Civil, que deverá instaurar o inquérito e iniciar as investigações.
De acordo com o secretário municipal de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública, Christiano Biggi, a finalidade é identificar os suspeitos e penalizar os possíveis criminosos a partir da investigação policial. “O trabalho que a Inteligência da Guarda Municipal é essencial para que os autores sejam identificados e penalizados”, disse Biggi, que esteve no parque com o prefeito ontem visitando as instalações vandalizadas.
A cada ano, a Prefeitura de Campinas gasta mais de R$ 1 milhão com a recuperação dos atos de vandalismo ao patrimônio público.
Penalidades
Se identificados, os infratores estão sujeitos a uma multa de R$ 3.584,24 (o equivalente a 800 Unidades Fiscais de Campinas/UFICs), com base na Lei Municipal 15.111/2015, e também a uma pena de prisão de 6 meses a 3 anos por dano ao patrimônio público.
A Prefeitura de Campinas está preparando uma campanha de conscientização para alertar a comunidade sobre os impactos dos atos de vandalismo e a a importância de cuidar dos bens públicos, como praças, monumentos, áreas de lazer e de esportes. O material circulará, principalmente, nas redes sociais.