Nossa Cidade
Guia de Terminologia da Prefeitura de Campinas será apresentado em evento da Enap, em Brasília
No próximo dia 7 de novembro, terça-feira, Campinas vai participar da Semana da Inovação promovida pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em Brasília. O Guia de Terminologia sobre Políticas Afirmativas da Prefeitura foi selecionado entre outros 400 projetos inscritos.
O evento é o maior da América Latina na área de inovação em gestão pública. Já na terceira edição, o Guia tem como principal objetivo promover uma comunicação mais inclusiva entre os servidores e os munícipes que buscam os serviços da Prefeitura.
“Vamos representar a cidade neste evento com muito orgulho. O Guia é um material rico e importante para a promoção de uma comunicação mais inclusiva não só na Prefeitura, mas na sociedade como um todo, já que ele está disponível para todo mundo”, disse a secretária de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Eliane Jocelaine Pereira.
Outro orgulho, segundo a secretária, é o Guia ter sido escolhido entre tantos projetos. “O nosso projeto foi escolhido entre mais de 400 inscritos e fomos selecionados para as palestras presenciais, o que mostra a importância do material que produzimos aqui”, lembrou.
Sonho
Para Victor Lobo, membro do grupo responsável pelo Guia, a seleção do trabalho para o evento foi ainda mais especial. “Em agosto, quando entrei de férias, falei para a equipe acompanhar o site para ver quando começariam as inscrições e inscrever o nosso projeto. Comentei que havia sonhado que tínhamos sido selecionados”, disse Lobo.
E o sonho se realizou. Ele estará, junto com a secretária Eliane Jocelaine Pereira, apresentando o Guia de Terminologia para outros órgãos de serviços público.
O Guia
O Guia traz diversos termos que são usados corretamente e outros que caíram em desuso ou representam preconceito. O conteúdo está agrupado em diversidade, pessoa idosa, igualdade de gênero, migração e igualdade racial.
A publicação também traz um conjunto de símbolos que auxiliam na comunicação visual.
A terceira edição do Guia foi lançada em agosto passado. O documento pode ser consultado no endereço http://bit.ly/3YR6LHB ou no site souservidor.campinas.sp.gov.br.
Com a revisão, foi incluída, por exemplo, a palavra “neurodivergente”, que deve ser utilizada para pessoas que possuem uma configuração neurológica atípica, diferente daquilo que a sociedade considera o padrão. Em especial às diagnosticadas com distúrbios neurológicos ou do neurodesenvolvimento como autistas; pessoas que têm dislexia; dispraxia; transtorno de déficit de atenção; síndrome de Tourette e etc.
Houve, também, a inclusão dos termos idadismo, lactante, gay, bissexual, transgênero, intersexo, assexual e retirante; além de termos pejorativos que não devem ser usados, como cabeça chata, pau de arara, boia-fria, nega maluca, meia-tigela e vaca leiteira.
Semana da Inovação
A Semana da Inovação2023 está em sua 9ª edição e será realizada de 7 a 9 de novembro, em Brasília. Este ano, tem como tema “Reconectar para Reconstruir”.
O evento é realizado pela Enap, em parceria com a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos e o Tribunal de Contas da União (TCU). O evento conta com o patrocínio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
A Semana de Inovação também tem o apoio do Instituto Eldorado e a participação de diversas instituições do Governo Federal, de organismos internacionais, de grupos da sociedade civil e de representantes do setor privado.
Mais informações no site semanadeinovacao.enap.gov.br.