Connect with us

Nossa Cidade

Habitação de Campinas participa de seminário internacional sobre urbanização de favelas

A Secretaria de Habitação (Sehab) de Campinas participa do IV Seminário Internacional de Urbanização de Favelas (URBfavelas), promovido pela Universidade de São Paulo (USP). O evento teve início nesta quarta-feira, 20 de novembro e vai até sábado, 23/11, na capital paulista. O objetivo da conferência é reunir especialistas, acadêmicos, líderes comunitários e profissionais envolvidos na urbanização de favelas para discutir os desafios e avanços nessa área.

A programação do seminário foi distribuída em cinco eixos: regularização fundiária e dominialidade; reconhecer e mapear; risco e meio ambiente; organizar e mobilizar; projetar e construir e planejar e financiar.

O diretor do Departamento de Regularização Fundiária (DRF), Lucas Bonora, que representa a Sehab Campinas no evento, destaca a importância de se discutir, por meio de uma abordagem científica e multidisciplinar, os desafios enfrentados em prol da habitação popular no País.

“Os debates promovidos no seminário denotam a importância das ações de regularização fundiária para a construção de comunidades mais inclusivas e resilientes, e garantia de um meio ambiente sadio e equilibrado, pauta cada vez mais urgente e relevante no cenário mundial”.

Bonora lincou os debates do seminário com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), que, por meio dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), oferece um guia para a criação de um modelo de desenvolvimento habitacional que seja social, econômica e ambientalmente sustentável. Ele destacou ainda a importância de abordar não apenas o déficit habitacional quantitativo, mas também o qualitativo, garantindo que as cidades se tornem espaços seguros e inclusivos para todos.

“A regularização fundiária tem um papel importantíssimo na redução do déficit habitacional quantitativo e principalmente no qualitativo, considerando que as benesses alçadas com o processo de regularização, tornam esses ambientes mais seguros e inclusivos. Com isso, esses núcleos são incorporados ao ordenamento territorial urbano e promovendo a correção de riscos que possam, eventualmente, existir nessas áreas”.

 

REURB Campinas

O Programa de Regularização Fundiária de Campinas (REURB Campinas) vem conquistando cada vez mais destaque no cenário nacional.

O programa já beneficiou aproximadamente 76 mil pessoas, por meio da aprovação e registro do Plano de Regularização Fundiária de 117 núcleos urbanos, cerca de 20 mil domicílios regularizados e uma área de mais de 4 milhões de metros quadrados (4.429.518,92m²).

Sair da versão mobile