Nossa Cidade
Histórias e mágicas alegram as crianças internadas no Hospital Mário Gatti
Crianças internadas na enfermaria e atendidas no pronto-socorro infantil do Hospital Municipal Dr. Mário Gatti receberam, nesta quinta-feira, 13 de outubro, a visita de mágicos e contadores de histórias. Os visitantes que levaram animação e fantasia para os pequenos são integrantes da Associação Griots, instituição sem fins lucraticos que desenvolve trabalho em hospitais públicos da Região Metropolitana de Campinas (RMC) desde 2003.
A garotada teve momentos de descontração e alegria com Sonia Barbosa e Thiago Nogueira, que, com seus jalecos amarelos, utilizaram histórias e mágicas para levar bem-estar às crianças, famílias e profissionais envolvidas no atendimento médico. A atividade é parte da programação do Dia da Criança, celebrado em 12 de outubro.
“É um trabalho importante, porque as crianças ficam estressadas em hospital. As mágicas e as histórias ajudam a descontrair”, disse Danielly Lima, mãe de Ana Luisa, que deixou a UTI onde estava internada desde a semana passada com crise de asma e foi transferida na terça-feira para a enfermaria. A menina se divertiu com mágicas que fizeram lenços mudarem de cor num piscar de olhos.
Para Monica Cristina Silva de Jesus, mãe de Lauanny Manuelly, a presença dos contadores de histórias alegra o ambiente. “O ambiente hospitalar é muito estressante para as crianças e a chegada do grupo deixou minha filha mais calma”, afirmou.
A proposta do Griots é incentivar a leitura e a literatura infantil, por meio da disseminação da arte da contação de histórias. Com isso, humanizam o ambiente dos hospitais e casas de apoio, amenizando o sofrimento e o desconforto provocados pela situação de internação hospitalar.