Nossa Cidade
Horta Solidária e Sustentável promove qualidade de vida no Jardim Florence
A horta do programa “Campinas Solidária e Sustentável” está mudando para melhor a qualidade de vida da comunidade do Jardim Florence. Fruto de uma parceria da Prefeitura com a Fundação FEAC e a Organização da Sociedade Civil (OSC) Pé de Feijão, a ação solidária de segurança alimentar implantou, desde julho de 2023, cem metros quadrados de cultivos, plantou mais de 2,4 mil mudas e sementes de 75 variedades. Iniciativa foi reconhecida em premiação do Instituto Cidades Sustentáveis.
“Garantir uma alimentação mais saudável e desconstruir os chamados ‘pântanos alimentares’ são o principal foco da abordagem do Campinas Solidária e Sustentável. Creio que os bons resultados colhidos mostraram o acerto dessa iniciativa”, afirmou Vandecleya Moro, secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos.
O programa “Campinas Solidária e Sustentável” é gerido pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos. Conta também com o apoio da Ceasa, da Sanasa e da Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
Desde julho, o programa “Campinas Solidária e Sustentável” já mobilizou mais de 70 pessoas da comunidade, realizou 13 oficinas, 9 mutirões, distribuiu 730 mudas e sementes e processou mais de uma tonelada de resíduos compostados, forma de reciclagem natural que utiliza micro-organismos, como bactérias e fungos, para decompor a matéria orgânica em um produto rico em nutrientes para as plantas.
O programa
A área da horta do Jardim Florence, objeto do acordo de cooperação técnica com a Feac, é pública e destinada para essa finalidade. Está localizada na região limítrofe entre o Jardim Florence e o Jardim Satélite Íris. Esse projeto será o piloto para futuras implantações de hortas comunitárias na cidade.
Com a parceria firmada, o Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional da Prefeitura e a Feac unem esforços para a instalação da horta. A Secretaria Municipal de Serviços Públicos contribuiu com um composto orgânico, já aprovado pelas autoridades federais, usado no cultivo.
A Prefeitura é responsável pela limpeza e conservação do espaço, fornecimento dos insumos necessários para a horta, bem como pelo monitoramento das atividades. À Feac cabe o mapeamento e diagnóstico locais, bem como a mobilização da comunidade para o uso do espaço, visando promover alimentação saudável e, futuramente, geração de renda. A OSC Pé de Feijão proporciona à comunidade conhecimentos para organizar e desenvolver o cultivo no terreno.
Prêmio Cidades Sustentáveis
No dia 16 de junho, o programa “Campinas Solidária e Sustentável” conquistou o terceiro lugar, no eixo social, do prêmio Cidades Sustentáveis: acelerando a implementação da Agenda 2030. O Prêmio Cidades Sustentáveis: acelerando a implementação da Agenda 2030 é uma iniciativa do Instituto Cidades Sustentáveis, em parceria com o projeto CITinova, que visa reconhecer as boas práticas adotadas por cidades que estão avançando na realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).
O prêmio é realizado desde 2012 e tem como objetivo incentivar e divulgar experiências exitosas de gestão pública que contribuam para o desenvolvimento sustentável das cidades brasileiras.
É dividido em quatro categorias: ambiental, social, econômica e governança, alinhadas a ODS específicos. As cidades são classificadas em três grupos, de acordo com o número de habitantes: pequenas (até 100 mil), médias (de 101 mil a 500 mil) e grandes (acima de 500 mil). A quarta edição do prêmio foi realizada nos dias 16 e 17 de junho de 2023, durante a Virada ODS, na cidade de São Paulo.