Nossa Cidade
Hospital Mário Gatti faz mutirão de cirurgias infantis durante o feriado
O Hospital Municipal Dr. Mário Gatti de Campinas realiza, nesse feriado de 7 de setembro, mais uma força-tarefa em cirurgias pediátricas em regime de internação leito dia, em que o paciente tem alta no mesmo dia. Serão 18 procedimentos em crianças de 11 meses a 14 anos de idade.
A força-tarefa integra as medidas adotadas pela Rede Mário Gatti de Urgência, Emergência e Hospitalar para atender a demanda por cirurgias programadas em diversas especialidades e que ficou reprimida durante a pandemia.
O critério de convocação dos pacientes é o tempo de espera pelo procedimento e a disponibilidade da família. Na força-tarefa ocorrida em 13 de agosto, um sábado, a proposta era realizar 30 postectomias (cirurgia de fimose), mas houve dificuldade em convocar os pacientes porque muitas famílias não aceitaram realizar a cirurgia em final de semana, e decidiram adiar. Com isso, outros procedimentos foram incluídos.
Nesse feriado, cinco crianças serão submetidas à cirurgia de hérnia umbilical, saliência que aparece na região do umbigo e que é formada por gordura ou por parte do intestino que conseguiu atravessar o músculo abdominal.
Outras quatro serão operadas de hernia inguinal, também chamada de hérnia na virilha, que ocorre quando os tecidos do interior do abdome saem por um ponto fraco da parede muscular abdominal na região da virilha, e forma uma tumefação, tipo de inchaço. Quatro crianças passarão por cirurgia de fimose para a retirada do excesso de pele e o anel fibroso que recobrem o pênis e podem prejudicar sua exposição normal e dificuldade na higiene.
Também estão programados três procedimentos de hidrocele, uma alteração causada por acúmulo de fluídos na bolsa escrotal, onde os testículos estão localizados, além de um procedimento para correção de anquiloglossia (popularmente conhecido como “língua presa”).
Outra cirurgia incluída na força-tarefa é para correção de freio labial – estrutura que se localiza na gengiva, normalmente entre os dentes incisivos centrais, e se insere nos lábios superiores e inferiores. Esse tipo de estrutura influencia no movimento dos lábios, limitando-os e pode prejudicar o sorriso do indivíduo.