Connect with us

Nossa Cidade

Hospital Mário Gatti inicia atividades do Outubro Rosa

O Hospital Municipal Dr. Mário Gatti iniciou nesta quinta-feira, 10 de outubro, as atividades do Outubro Rosa, movimento mundial de sensibilização para o controle do câncer de mama, com o alerta para a necessidade do diagnóstico precoce da doença.

“A prevenção é simples e viável, é possível tratar com mais eficiência e reduzir a taxa de mortalidade. O Brasil deve registrar até 2025, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA),  73.610 novos casos de câncer de mama, uma taxa de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres, e que a doença cause 18 mil mortes”, disse o presidente da Rede Mário Gatti, Sergio Bisogni.

Campinas, conforme o Boletim do Registro de Câncer de Base Populacional, divulgado nesta manhã pela Secretaria de Saúde, a mortalidade pela doença apresenta tendência de queda desde 2018 (eram 18,5 óbitos para cada 100 mil mulheres entre 2018 e 2020 e caiu para 14,3% entre 2021 a 2023). 

A taxa de incidência, no entanto, vem aumentando –  de 74,4 em cada 100 mil mulher no biênio 2010/2011, para 80 casos para cada 100 mil mulheres no biênio 2018 e 2019,  mostrando um aumento no diagnóstico de neoplasia de mama

 

Prevenção

O oncologista da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) da Rede Mário Gatti, Pedro Augusto Gambaro, afirmou que é essencial pensar em prevenção, o que implica em exames periódicos, realização de autoexame e adoção de hábitos saudáveis. “Quando detectado precocemente, as chances de cura são de 95%”, afirma.

“Sedentarismo, obesidade, consumo de álcool, tabagismo são alguns fatores de risco para o câncer”, disse. Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. 

Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas). “Os tumores iniciais frequentemente são assintomáticos, por isso exigem atenção das mulheres para  procurar o médico para exames como ultrassom ou mamografia”, informou.

Sair da versão mobile