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IMA estuda ChatGPT para aplicação no setor público

IMA estuda ChatGPT para aplicação no setor público

Integrar as novas tecnologias aos serviços públicos para melhorar o atendimento à população. Esse é o desafio que a Diretoria de Inovação da IMA – Informática de Municípios Associados, empresa tecnológica da Prefeitura de Campinas, terá que enfrentar em 2023 com o surgimento do revolucionário ChatGPT e outras Inteligências Artificiais.

A OpenAI criou o ChatGPT, uma inteligência artificial que usa aprendizado de máquina para entender e gerar linguagem natural. Apesar de não ser perfeito, pode transformar setores como atendimento ao cliente, finanças, saúde e varejo. O ChatGPT usa técnicas de processamento de linguagem natural para gerar respostas semelhantes a conversas humanas em segundos e suas possibilidades de aplicação são quase ilimitadas.

De acordo com o diretor de Tecnologia e Inovação da IMA, Rodolfo De Santi, o ChatGPT é apenas o início de uma grande transformação que a inteligência artificial está passando. À medida que o ChatGPT for se aperfeiçoando e sendo aplicado em outras áreas, novidades surgirão.

“A inteligência artificial já está mudando o futuro da humanidade em quase todos os setores. Ela impulsiona tecnologias emergentes, como big data, robótica e Internet das Coisas, e continuará a inovar no futuro próximo”, explicou De Santi.

Um dos maiores desafios do setor público é a diminuição de filas e de tempo de espera para atendimento. Segundo De Santi, a Inteligência Artificial (IA) deve ser explorada pela IMA para atender a essa necessidade. “Nós já temos o chat bot e o Rocket Chat que são ferramentas que utilizam a IA em suas bases. Quando conseguirmos integrar o GPT teremos um grande avanço, mas precisamos antes aperfeiçoar essa tecnologia e adaptá-la às nossas necessidades”, disse.

A inteligência artificial está substituindo atividades que envolvem conhecimento, linguagem e criatividade. Com acesso a grandes quantidades de dados, os computadores são capazes de fazer descobertas e tomar decisões em pouco tempo. A IA é aplicada em várias áreas, como transporte, indústria, saúde e educação, reduzindo erros, aumentando a produtividade, permitindo diagnósticos precisos, descoberta de medicamentos e adaptação das experiências educacionais às necessidades individuais dos alunos.

A mídia também se beneficia da IA, aliviando a carga de trabalho dos editores que precisam reescrever vários textos de agências ou releases. Com o ChatGPT, o editor pode pedir para o sistema reescrever a notícia e apenas fazer a revisão final, ganhando tempo e produtividade. O ChatGPT pode ser programado para seguir as regras do manual de redação de uma empresa, o que acelera o processo de produção de conteúdo. 

A Inteligência Artificial tem um papel importante no Governo 3.0, combinando big-data e IA para melhorar a comunicação e o acesso aos serviços governamentais. Além disso, a IA pode embasar decisões políticas com dados científicos e reduzir decisões impulsivas.

“Essa é uma inovação que trará mudanças significativas na estrutura organizacional do governo e de como os serviços públicos são prestados e avaliados, tornando-os mais inteligentes, precisos e personalizados para cada cidadão”, conclui.

Esses são apenas alguns exemplos dos avanços que estão sendo feitos com a inteligência artificial, e certamente haverá muitos outros no futuro, conclui De Santi.

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