Connect with us

Nossa Cidade

IMA se fortalece para enfrentar desafios tecnológicos em 2024

Que a tecnologia avança a cada segundo não é novidade para ninguém. E para acompanhar esse avanço constante e continuar oferecendo à Administração Pública produtos de ponta no mercado, a Informática de Municípios Associados (IMA) tem acompanhado de perto a evolução de sistemas e serviços prestados para a população no mundo todo.
 
Atualmente, a empresa testa um equipamento da Starlink, empresa de Elon Musk, para transmissão com sinal de internet via satélite. O equipamento foi utilizado durante a transmissão de um evento social realizado na praça João Amazonas, região do Distrito do Campo Grande. Durante a transmissão do evento, das 10h às 20h, o equipamento demonstrou confiabilidade operando sempre com taxas superiores a 100 megabits por segundo e sem perder o sinal. A conexão do Starlink se dá por intermédio de uma rede de quase cinco mil satélites que orbitam em torno da terra.
 
“Hoje nós temos parcerias com as chamadas ‘Big Techs’, que são as cinco maiores empresas de software do mundo, o que coloca a IMA em posição de destaque em relação ao fornecimento de soluções para gestão pública”, explica Elias Tavares, presidente da IMA. Segundo ele, os testes efetuados com o Starlink serviram de treinamento. “Estamos aptos a fornecer o serviço caso haja a necessidade de algum cliente”.
 
 
ChatGPT
 
Outra tecnologia muito estudada pela IMA está sendo o ChatGPT. Trata-se de um sistema de inteligência artificial que usa aprendizado de máquina para entender e gerar linguagem natural. Apesar de não ser perfeito, pode transformar setores como atendimento ao cliente, finanças, saúde e varejo.
 
De acordo com o diretor de Tecnologia e Inovação da IMA, Rodolfo De Santi, o ChatGPT é apenas o início de uma grande transformação que a inteligência artificial está passando. À medida que o ChatGPT for se aperfeiçoando e sendo aplicado em outras áreas, novidades surgirão.
 
“A inteligência artificial já está mudando o futuro da humanidade em quase todos os setores. Ela impulsiona tecnologias emergentes, como big data, robótica e Internet das Coisas, e continuará a inovar no futuro próximo”, explicou De Santi.
 
Um dos maiores desafios do setor público é a diminuição de filas e de tempo de espera para atendimento. Segundo De Santi, a Inteligência Artificial (IA) deve ser explorada pela IMA para atender a essa necessidade. “Nós já temos o chat bot e o Rocket Chat que são ferramentas que utilizam a IA em suas bases. Quando conseguirmos integrar o GPT teremos um grande avanço, mas precisamos antes aperfeiçoar essa tecnologia e adaptá-la às nossas necessidades”, disse.
 
 
Big Techs
 
Atualmente a IMA possui parceria estratégica com as cinco maiores fabricantes de sistemas do mundo que são a Apple, Microsoft, Amazon, Oracle e Google – e quase uma dezena de parcerias com outras empresas de menor porte, mas de grande significância no mundo da informática.
 
As parcerias estratégicas estão fundamentadas na Lei 13.303/16 que permite acordos comerciais entre empresas estatais e privadas. Além de poder utilizar várias plataformas disponíveis para operar seus sistemas, a IMA também pode fornecer serviços de hospedagem em nuvem, garantido a segurança e disponibilidade da informação para seus clientes.
 
A implementação da tecnologia em nuvem é importante para melhorar a disponibilidade e a segurança cibernética dos sistemas de informação e dos dados da Prefeitura de Campinas. A parceria possibilitará a utilização de plataformas flexíveis com centenas de produtos e serviços de tecnologia, contribuindo para a resiliência dos sistemas, agilidade na entrega e aprimoramento dos serviços públicos.
 
“A nossa meta é ser parceiro para promover a transformação digital do Poder Público. A hospedagem em nuvem traz três grandes benefícios que são a segurança, redução de custos e a possibilidade de inovação”, explicou o gerente de negócios governamentais da Amazon Web Services, Umberto Mancebo de Araújo Filho.
 
A IMA, sociedade de economia mista criada há 47 anos, é especialista no atendimento de serviços e produtos de TIC para o setor público, sendo a PMC seu principal cliente e acionista. A parceria com as Big Techs permitirá a ampliação do portfólio da IMA na modernização da administração pública e a customização e gerenciamento das soluções.
 
Entre as soluções que serão desenvolvidas estão: computação e armazenamento escaláveis, banco de dados gerenciados, análise de dados e inteligência artificial, internet das coisas (IoT) e cidades inteligentes e serviços de comunicação digital para melhorar a comunicação da Prefeitura com os cidadãos.
Sair da versão mobile