Indaiatuba
Indaiatuba – Indaiatuba conquista 41 medalhas de ouro nos Jogos Abertos do Interior
Foto: Divulgação/RIC-PMI
A participação de Indaiatuba no 81º Jogos Abertos Jogos Abertos do Interior Horácio Baby Barioni foi memorável. O município estreou na primeira divisão e conquistou 103 medalhas no total, sendo 41 ouros, 34 pratas e 28 bronzes, ficando em 5º lugar no quadro de medalhas da primeira divisão. Na classificação geral de municípios, que incluiu a primeira e segunda divisão, Indaiatuba concluiu no 14º lugar, com 88 pontos, entre os 145 municípios que pontuaram.
Cerca de 240 atletas de Indaiatuba foram inscritos em 14 modalidades (12 oficiais e 2 extra-oficiais, com o Supino e Tiro com Arco) na 81ª edição dos Jogos realizada pela primeira vez por meio de convênio entre a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo (SELJ) e um grupo de municípios, no caso, o Consórcio Intermunicipal Grande ABC formados pelas cidades de Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Mauá e Ribeirão Pires, que sediaram as competições que aconteceram de 15 a 25 de novembro, com início das competições dia 16.
Cerca de 12 mil atletas de 202 cidades paulistas, configurando a maior competição deste segmento na América Latina, movimentaram a região do Grande ABC no torneio conhecido como “Olimpíada Caipira”. Foram 32 modalidades esportivas, duas divisões e luta por índice olímpico.
Os atletas de Indaiatuba integram as equipes de competição da Secretaria Municipal de Esportes da Prefeitura e Associação Desportiva Indaiatubana (ADI) e conquistaram a chance de disputar os Jogos Abertos pela boa colocação nos 61º Jogos Regionais, realizados em Americana, em julho, quando o município conquistou 193 medalhas e ficou na 1ª posição do quadro de medalhas.
De acordo com o coordenador do Departamento Competitivo da Secretaria de Esportes, Rafael de Oliveira e Silva, que coordenou a delegação indaiatubana e acompanhou as equipes, diante do alto nível dos Jogos Abertos, a cidade alcançou bons resultados e se destacou em várias outras provas que também contribuíram para elevar a classificação geral. Vale lembrar que na história dos Jogos, até esta 81ª edição, somente nove cidades conquistaram o título. A maior campeã é Santos, com 26 títulos; seguida de São Caetano do Sul, com 16; São Bernardo do Campo com 3 títulos e São José dos Campos com 3 títulos, para se ter uma dimensão da posição alcançada e do grande feito conquistado esse ano, explica.
Para o secretário Municipal de Esportes, Marcos Antônio de Moraes Marquinhos, a campanha de indaiatuba foi perfeita, uma vez que a cidade competiu pela primeira vez na 1ª divisão e divisão especial, e figurou entre as 14 melhores do Estado de São Paulo.
Natação PCD
Nos Jogos Abertos de 2017, os esportes coletivos fizeram a diferença. Entre as melhores equipes classificadas, está a Natação PCD, que confirmou o favoritismo e conquistou o título de campeã no masculino e feminino. Este ano, foram 59 medalhas, sendo 29 de ouro, 23 de prata e 7 de bronze. No masculino, a equipe terminou com 288 pontos, a frente de Bragança Paulista com 162 pontos e São José do Rio Preto com 131 pontos. No feminino, a equipe conquistou 207 pontos, com São José dos Campos em segundo, com 108 pontos e Marília com 79 pontos, definindo o pódio.
Natação
Outro destaque da delegação indaiatubana foi a equipe de Natação. No masculino, a equipe trouxe para casa o troféu de vice-campeã, com 114 pontos, contra os 221 pontos da equipe de Santos. Na terceira colocação, ficou Bauru com 96 pontos. No feminino, o staff indaiatubano conquistou a 5ª colocação com 75 pontos. Santos com 220 pontos, ficou em primeiro lugar, seguido de Piracicaba com 96 pontos e São Caetano do Sul com 92 pontos. O plantel local conquistou 16 medalhas (2 ouro, 5 prata e 9 bronze).
Ciclismo
A equipe de ciclismo de Indaiatuba (Secretaria de Esportes/ADI/HTPro Nutrition/Shimano) ficou com título geral, no masculino e terceiro lugar no feminino, dos 81º Jogos Abertos do Interior. As disputas da modalidade que aconteceram em São Bernardo do Campo, foram encerradas na quarta-feira (22). O grupo encerrou sua participação com 10 medalhas, sendo seis ouros, duas pratas e duas medalhas de bronze.
Na classificação geral da modalidade, Indaiatuba terminou em primeiro lugar no masculino, com 94 pontos, a frente de São Bernardo do Campo (Audax/São Bernardo do Campo/BDO) com 43,5 e Votuporanga (SEL/Votuporanga) com 23,5 pontos. No feminino, terminou na terceira colocação com 34 pontos, atrás de São José dos Campos (Funvic/Brasil Pro Cycling), com 72,5 e Santos (Memorial-Santos/Fupes) com 65 pontos.
Futsal
Representando Indaiatuba nos Jogos Abertos do Interior, o time da Secretaria de Esportes/ ADI/Clube 9 de Julho/Pipocas Clac ficou em segundo lugar da primeira divisão, após ser derrotado pelo Magnus Futsal de Sorocaba por 5 a 1.
Ginástica Artística
A equipe masculina de Ginástica Artística da Secretaria Municipal de Esportes conquistou a terceira colocação geral dos 81º Jogos Abertos do Grande ABC. A equipe ganhou quatro medalhas (1 prata, 3 bronzes). José Henrique Celine foi prata nas Paralelas e bronze nas Argolas e Hiago de Oliveira Campos conquistou bronze na Barra Fixa. A equipe de Ginástica Artística Feminina ficou em 7º lugar.
Ginástica Rítmica
A equipe de Ginástica Rítmica conquistou o nono lugar na Categoria 9 a 14 anos. Nas provas individuais, a ginasta Laura Moret conquistou a medalha de prata no aparelho Fita e nono lugar no individual Bola. A atleta Laura Regis conseguiu um oitavo lugar nas Mãos Livres e Jéssica Castro ficou na quinta colocação nas Maças. Já o Conjunto 5 Arcos com as ginastas Lara Karine Lopes, Juliana Silva, Nathany Pazian, Bruna Lima, Desiree Grana e Yohana Vitória Silva, conquistou o nono lugar.
Caratê
O conjunto de Caratê conquistou duas medalhas nos 81º Jogos Abertos do Interior do Grande ABC. O atleta Levi Felix Pereira conquistou a prata na categoria até 65 Kg e Denis Rogério de Moraes, o bronze na categoria até 80 kg. No geral, a equipe Indaiatubana ficou em 5º lugar no masculino e feminino.
Taekwondo
O atleta André Davanço da equipe de Taekwondo conquistou a medalha de bronze durante as disputas da modalidade nos Jogos. Davanço foi o único representante de Indaiatuba e conquistou a 3ª colocação.
Tênis de Mesa
Os mesatenistas Leonardo Ferreira Chagas e Eronildes Nicolau Matias Júnior conquistaram o bronze após derrotar a dupla de Bauru por 3 sets a 0. O jogo foi realizado no Clube de Tênis de Mesa de São Caetano do Sul, na tarde terça-feira (21). O ouro ficou com a equipe de Santos e a prata com São José dos Campos, as duas equipes favoritas na competição. As disputas individuais do Tênis de Mesa terminaram na quinta-feira (23).
Supino
O plantel do Supino conseguiu o terceiro lugar geral na disputa dos Abertos, conquistando seis medalhas, (4 ouro, 1 prata, 1 bronze). É a primeira vez que a equipe de Supino participa da edição dos Jogos Abertos como modalidade extra.
Xadrez
A equipe feminina de Xadrez fez bonito e conquistou o terceiro lugar. As meninas somaram 14 pontos e ficaram atrás de Registo, que somou 21 pontos. Osasco, com 20 pontos, completou o pódio na segunda colocação. O staff feminino é formado pelas atletas Laura Nagy, Kauana teixeira, Brenda Marques, Danielle Gonçalo, Beatriz Gonçalo, Deborah Marques e Maísa Bonamigo.
No masculino, a equipe indaiatubana somou 10 pontos e ficou na quarta colocação, após derrotar Sorocaba na disputa do 4º lugar. São José do Rio Preto terminou em primeiro com 24,5 pontos, contra 23,5 pontos de Osasco e 22,5 de São José dos Campos. O plantel masculino contou com os enxadristas, Gabriel Robert, João Manoel, Mistsuru Dairokuno, Jeferson Dionísio, Christian Avgoustopoulos, Igor Mourão e Vinícius Saito. As equipes são comandadas pelo técnico Evans Fritsch.