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Informativo do Procon traz dicas aos consumidores para as liquidações de início de ano
O Procon de Campinas divulga uma cartilha com orientações sobre as liquidações, comuns no mês de janeiro. O informativo pode ser consultado no site do órgão, no endereço procon.campinas.sp.gov.br/informativo-liquida-es-2024. O material reúne várias informações importantes para o consumidor, entre elas o direito à informação clara e objetiva a respeito de preços e promoções, compra de produtos de mostruário, política de troca, descumprimento de oferta, entre outros.
O consumidor deve ficar atento aos produtos de mostruário e avaliar o estado da mercadoria. Independentemente disso, é importante observar que os vícios (defeitos) constantes no produto adquirido, não poderão comprometer a funcionalidade do mesmo, sendo o fornecedor responsável pelos vícios que impeçam a utilização do bem adquirido.
O comprador também deve avaliar o custo/benefício do produto a ser adquirido e se a despesa está dentro do orçamento familiar. É importante que o consumidor reflita sobre a real necessidade da aquisição e se o valor está dentro do orçamento doméstico.
Caso encontre alguma irregularidade, o cliente pode fazer a denúncia pelo telefone 151, por esse mesmo canal de comunicação também é possível esclarecer suas dúvidas.
Cuidados
O Procon lista uma série de cuidados que o consumidor deve ter antes de concluir suas compras. Entre as dicas destacadas pelo órgão estão a atenção para não extrapolar o orçamento doméstico e não realizar compras apressadas que podem trazer surpresas posteriores.
Também é importante verificar se as embalagens dos produtos contêm todas as informações necessárias (preço, quantidade, características, validade, identificação do fabricante ou importador, recomendações de restrição quanto à saúde e segurança do consumidor etc); e exigir nota fiscal.
Outra dica do Procon é verificar a política de troca da loja. Pedir por escrito o prazo eventualmente concedido pela loja para troca do produto por liberalidade, bem como as condições eventualmente exigidas; guardar o material publicitário (jornais de oferta e panfletos, por exemplo); pesquisar preço e formas de pagamento: taxas de juros, número de prestações, valor das prestações, preço total à vista e preço total com o financiamento.
Se mesmo assim tiver problemas com algum fornecedor procure os órgãos de defesa do consumidor.
Reclamações
Conheça os canais que o Procon de Campinas disponibiliza para o registro de reclamações acessando o link procon.campinas.sp.gov.br/atendimento.