Nossa Cidade
Infraestrutura emite ordem de serviço para construção da Estação Ipaussurama/Shopping Bandeiras
A Prefeitura de Campinas por meio da Secretaria de Infraestrutura emitiu Ordem de Serviço (OS) para início das obras de construção da Estação Ipaussurama/Shopping Bandeiras no Corredor BRT Campo Grande. As obras desse trecho do BRT campineiro integram o Termo de Acordo e Compromisso (TAC) firmado entre o shopping Parque das Bandeiras e a Administração Municipal como contrapartida pela aprovação do empreendimento.
Além da estação, o empreendedor também é responsável pela execução do viário do entorno e pela construção de uma passarela de pedestres que dará acesso aos usuários do transporte público até o centro comercial.
De acordo com o secretário de Infraestrutura, Carlos José Barreiro, a mobilização para as obras começou no início desse mês. “Nós expedimos a ordem de serviço e, em breve, com certeza, veremos a movimentação das máquinas para a construção dessa estação que é a última do Corredor BRT Campo Grande. O investimento do shopping, via TAC, será da ordem de R$ 15,2 milhões. Estimamos que a obra seja executada dentro de seis meses”, contou.
Outra obra importante para conclusão do Lote 2 do BRT Campinas é o viaduto da avenida John Boyd Dunlop sobre a Rodovia dos Bandeirantes que também está em fase final de construção. A previsão da Administração Municipal é que o elevado seja aberto ao trânsito de veículos no início do mês de junho.
A conclusão desse viaduto vai permitir uma duplicação da passagem sobre a Rodovia dos Bandeirantes e a consequente melhora no trânsito da avenida John Boyd Dunlop, tanto para quem trafega do bairro para o centro como para quem está no sentido contrário – do centro para o bairro.
O Corredor BRT Campo Grande compreende 17,9 quilômetros de extensão, saindo da região central, seguindo pelo leito desativado do antigo VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), John Boyd Dunlop e chegando ao Terminal Itajaí. No total são 17 estações; três terminais; 13 pontes e viadutos. Incluindo o primeiro viaduto estaiado de Campinas.
O BRT campineiro irá beneficiar cerca de 450 mil pessoas que residem nos distritos do Campo Grande e Ouro Verde. O sistema contempla estações de transferência e infraestrutura adequada; veículos articulados ou biarticulados; corredores exclusivos com espaços para ultrapassagens; embarque e desembarque pela esquerda (junto ao canteiro central das avenidas); embarque em nível; e pagamento desembarcado. O sistema será mais seguro, rápido, eficiente e confiável.