Nossa Cidade
Inscrições abertas para a 5ª Conferência Municipal de Cultura, que será de 6 a 8 de outubro
A 5ª Conferência Municipal de Cultura será realizada nos dias 6, 7 e 8 de outubro, no Ceprocamp e Estação Cultura, seguindo o calendário determinado pelo Ministério da Cultura. O tema é Democracia e Direito à Cultura. Para participar as pessoas devem se cadastrar previamente pelo site https://portalcultura.campinas.sp.gov.br/editais/2023-5a-conferencia-municipal-cultura-campinas.
“A conferência de cultura acontece em todo o Brasil. O objetivo principal é debatermos o Plano Nacional de Cultura que completou 10 anos durante a pandemia. Neste momento, o objetivo é então avaliarmos o que foi implantado, o que teve de avanço e o que também não deu tão certo. A partir daí, entender quais são as metas que a gente debate e escolhe para os próximos 10 anos. O documento resultante de todo esse processo de conferência que vai acontecer nos municípios, estados e também em Brasília, vai resultar em uma forma de estruturar a política pública de cultura de forma permanente”, diz o diretor de Cultura de Campinas, Gabriel Rapassi.
A Conferência Municipal de Cultura terá tradução em Libras, assim como as pré-conferências realizadas nos meses de agosto e setembro. A temática central da conferência será abordada em seis eixos de discussão conforme a Conferência Nacional de Cultura.
Eixo 1 – Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura: A importância da legislação e das políticas públicas para o desenvolvimento do setor cultural.
Eixo 2 – Democratização do acesso à Cultura e Participação Social: Como garantir que todos os cidadãos tenham igualdade de acesso e possam participar ativamente da cultura local.
Eixo 3 – Identidade, Patrimônio e Memória: Preservação da identidade cultural e do patrimônio histórico da região.
Eixo 4 – Diversidade Cultural e Transversalidade de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural: Promoção da diversidade cultural e inclusão de todas as expressões artísticas.
Eixo 5 – Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade: Exploração do potencial econômico da cultura, geração de renda e sustentabilidade para os artistas e profissionais do setor.
Eixo 6 – Direito às Artes e Linguagens Digitais: O acesso e a participação da população nas diversas formas de arte, incluindo as linguagens digitais.