Connect with us

Nossa Cidade

Inscrições para a Semana das Juventudes 2024 começam segunda-feira

Começa nesta segunda-feira, 17 de junho, o recebimento de propostas de atividades, ações e eventos para compor a programação da Semana das Juventudes 2024. Os interessados devem preencher um formulário online, disponível em https://forms.gle/SzUsCTmFXjc9Le8u9. O prazo é até 21 de julho. 

 

As propostas serão analisadas por um grupo de trabalho do Conselho da Juventude que ficará responsável por sua publicização no site da Semana das Juventudes 2024. A divulgação, inscrição e quaisquer opiniões emitidas nos eventos são de total responsabilidade de seus idealizadores e realizadores.

 

Instituído no calendário oficial de Campinas através da Lei 115/2015, a Semana das Juventudes é um evento comemorado anualmente na semana do dia 12 de agosto, realizado pelo Poder Executivo em colaboração com o Conselho Municipal da Juventude e parceiros da sociedade civil.

 

O dia 12 de agosto é o Dia Internacional da Juventude, celebrado por iniciativa da resolução da Assembleia Geral da ONU em 1999, como resposta às recomendações levantadas na Conferência Mundial de Ministros Responsáveis pela Juventude, realizada em 1998 em Lisboa, onde ocorreram diversas reflexões sobre as práticas de responsabilidade social para a população jovem.

 

Com base no Estatuto da Juventude, compreendendo a juventude como pessoas na faixa etária de 15 a 29 anos, a Semana de 2024 será realizada entre os dias 09 e 25 de agosto, em conjunto com a Fundação Feac e contará com ampla e diversa programação proposta por instituições, serviços, coletivos, ou jovens engajados na pauta das juventudes. 

 

Para além das ações realizadas, o processo de construção da Semana das Juventudes proporcionou o fortalecimento do Conselho Municipal da Juventude, sobretudo através do diálogo com a Fundação Feac e possibilitou melhor articulação da rede de instituições, serviços, coletivos e juventudes engajadas nesta política. Por meio deste processo, novas parcerias surgiram, outras foram reforçadas e, mesmo após os eventos, o engajamento entre as organizações continuou, com destaque à rede Habla Juventudes, que tem sido ponto de encontro para articulação, discussão, divulgação e mobilização dos atores das juventudes de Campinas.

Sair da versão mobile