Nossa Cidade
Inscrições para cursos técnicos do Ceprocamp terminam nesta quarta-feira(21)
As inscrições para os cinco cursos técnicos gratuitos, que serão oferecidos no segundo semestre de 2023 pelo Centro de Educação Profissional de Campinas (Ceprocamp), por meio da Fundação para a Educação Comunitária (Fumec), terminam nesta quarta-feira, dia 21 de junho, e podem ser feitas até às 23h59, exclusivamente via internet, no endereço eletrônico http://www.fumec.sp.gov.br/ceprocamp. Serão oferecidas 180 vagas para os cursos técnicos em Administração (tarde e noite), Informática (noite), Logística (noite), Meio Ambiente (noite) e Segurança do Trabalho (noite). Cada turma terá 30 vagas.
Até o momento, foram registradas 1.359 inscrições. O curso com maior procura é o Técnico em Administração, com 516 candidatos (196 para o período vespertino e 320 para o noturno). Em segundo lugar na preferência dos inscritos, está o Técnico em Segurança do Trabalho, com 361 candidatos. Na sequência, aparecem Técnico em Informática (224), Logística (182) e Meio Ambiente (76). Todas as aulas serão ministradas na unidade Centro, localizada na Avenida 20 de Novembro, nº 145, ao lado da Estação Cultura.
Engenheiro Químico e engenheiro de Segurança do Trabalho, Denilton da Silva é professor no Ceprocamp desde 2015. Atualmente como coordenador do curso técnico de Segurança do Trabalho, avalia que a grande procura pela qualificação técnica está no fato de que o profissional atua não só na manutenção da segurança do trabalhador dentro das empresas, mas também como cumprimento de uma exigência legal. “Quando se pensa no profissional de segurança do trabalho, geralmente, fazemos a ligação com a área industrial, em que o técnico vai realizar avaliações, por exemplo, de excesso de ruído ou situações de risco. Mas existem técnicos de segurança do trabalho em empresas de telemarketing também, que cuidam da ergonomia, que pode afetar fortemente a saúde do trabalhador”, pondera.
Quanto ao conteúdo do curso, Denilton destaca Higiene Ocupacional, Normas de Segurança do Trabalho e Ergonomia, mas esclarece que o profissional atua como elemento de ligação entre os diversos setores de uma empresa em ações de prevenção, com o auxílio de métodos e técnicas que permitem avaliar e controlar riscos ocupacionais de acordo com as Normas Regulamentadoras e os princípios de Higiene e Saúde do Trabalho.
Para ingressar neste curso específico, é necessário ter idade mínima de 18 anos, ensino médio completo, cursando 2ª ou 3ª série ou EJA ensino médio. “Existem muitos jovens recém-saídos do ensino médio e pessoas acima dos 40 anos, mas a grande maioria dos interessados está na faixa entre os 25 e 40 anos.
Com um curso superior em Administração de Empresas, mas desempregado, Gilliard Santos Café procurou o Ceprocamp como forma de alavancar a empregabilidade. O curso de Técnico de Segurança do Trabalho, concluído em 2015, ficou muito além de suas expectativas. Aos 42 anos, ele é funcionário da companhia de energia de Campinas desde 2018, dentro da área de Segurança do Trabalho, e cursa o terceiro semestre de Engenharia Elétrica, tendo como meta a pós-graduação em Segurança do Trabalho. “Hoje, tenho certeza de que fiz a escolha certa e de que estou na área que mais gosto”, afirma.
Aline Furlan, de 28 anos, concluiu o curso técnico em Segurança do Trabalho em 2019. Antes de terminar a formação, conseguiu estágio na construtora em que hoje é funcionária efetiva. “Eu trabalhava no comércio, como auxiliar de loja antes de fazer o curso técnico, com uma remuneração muito menor e uma carga horária muito superior”, diz. Aline conta que, além de estar realizada profissionalmente, ainda conseguiu estabilidade financeira para comprar seu carro próprio e financiar sua casa. “Sem essa formação, eu tenho certeza de que não conseguiria. Por isso, sempre digo que o Ceprocamp foi um divisor de águas na minha vida”, comenta. A técnica conta que já iniciou uma segunda formação: Técnico em Meio Ambiente, interrompida por motivos de trabalho, mas que pretende retomar em breve.
Logística
Dividido em três módulos, o Técnico em Logística, assim como os demais, conta com as disciplinas básicas e essenciais, como Matemática Básica, Comunicação e Expressão e Ética Cidadania e Responsabilidade Social, além do currículo específico que engloba disciplinas como Fundamentos da Logística, Suprimentos e Cadeia de Abastecimento, Movimentação e Armazenagem, Transporte e Distribuição e Custos Logísticos. De acordo com o seu perfil profissional, o Técnico em Logística realiza procedimentos de transportes, armazenamento e distribuição das cadeias de suprimentos. Agenda programa de manutenção de máquinas e equipamentos. Supervisiona processos de compras, recebimento, movimentação, expedição e distribuição de materiais e produtos. Presta serviços de atendimento aos clientes.
Critérios
Para ingresso em um dos cursos técnicos, o candidato deverá estar cursando, em 2023, o 2º ano do Ensino Médio Regular, o 2º termo do Ensino Médio/EJA, ou ter concluído o Ensino Médio, ser classificado dentro do número de vagas oferecidas no curso escolhido e possuir e-mail válido. Além disso, deve possuir a idade mínima (16 anos) para todos os cursos, exceto para Técnico em Segurança do Trabalho, cuja exigência é ter completado 18 anos até a data de início das aulas, previstas para começar em 24 de julho. Os cursos serão ministrados no Ceprocamp Prefeito Antônio da Costa Santos, na Avenida 20 de novembro, 145, no Centro.
No ato da inscrição, o candidato deverá informar CPF, RG, endereço completo e demais dados pessoais, bem como renda líquida per capita familiar, devendo declarar a veracidade das informações prestadas. É proibido estar matriculado em outro curso ou unidade educacional no mesmo horário do curso pretendido. Ao final da inscrição, será emitido um protocolo que poderá ser impresso como comprovante de inscrição e a senha para consulta da classificação. O Ceprocamp adota o Sistema de cotas, com 10% do total das vagas de cada curso reservadas para candidatos afrodescendentes e outros 10% para candidatos com deficiência, havendo prioridade aos candidatos que são egressos ou que ainda cursam o Ensino Fundamental e/ou o Ensino Médio em escola do Sistema Público de Ensino.
A convocação para matrícula dos classificados em 1ª chamada está prevista para ocorrer no dia 5 de julho, por meio de publicação no endereço eletrônico www.fumec.sp.gov.br/ceprocamp. As matrículas desta primeira etapa serão realizadas nos dias 6 e 7 de julho, das 9h às 19h, no Ceprocamp Prefeito Antônio da Costa Santos, no Centro (ao lado da Estação Cultura).
No ato da matrícula, serão exigidos documentos pessoais (CPF e RG, original e cópia), comprovante de endereço (original e cópia), documento de escolaridade (original e cópia), uma foto 3×4 recente e indicar um endereço eletrônico (e-mail) válido. Matrículas de menores de 18 anos deverão ser feitas pelo pai, pela mãe ou responsável legal.
O edital com todas as orientações sobre o processo classificatório dos cursos técnicos foi publicado na edição do dia 31 de maio, no Diário Oficial do Município. Mais informações podem ser obtidas por WhatsApp no (19) 99802-2423 ou ainda por meio do e-mail: sec.ceprocamp@campinas.sp.gov.br.