Nossa Cidade
Inscritos a vagas de ACS em cotas passam por identificação étnico-racial
Os candidatos inscritos no processo seletivo para agente comunitário de saúde nas cotas para pessoas pretas ou pardas passaram, nesta semana, pelo procedimento de heteroidentificação, um procedimento complementar à autodeclaração que consiste na percepção social de outro, além da própria pessoa, para a identificação étnico-racial.
Desde 2019, a Prefeitura de Campinas adotou a reserva de 20% das vagas de concursos públicos e processos seletivos para pessoas negras.
“As cotas são mecanismos de acesso igualitário às oportunidades. Dentro das ações de políticas afirmativas que estamos desenvolvendo está, também, ver onde estão essas pessoas, que cargos ocupam e como tornar o serviço público cada vez mais diverso e com respeito às diferenças”, disse a secretária de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Eliane Jocelaine Pereira.
O procedimento de heteroidentificação é aplicado por comissões formadas por cinco servidores, sendo três negros e dois não negros. Eles passam por uma capacitação que inclui exposições teóricas e discussões baseadas nas análises dos textos, dados estatísticos e conteúdo audiovisual, além de treinamento prático e exercício simulado de atuação na comissão de heteroidentificação.
“As comissões são importantes para garantir que não ocorra nenhuma fraude. É uma garantia para quem quer participar de um processo legítimo, lícito e com a lisura que merece”, disse a coordenadora Setorial de Promoção da Igualdade Social, Jacqueline Damazio Armando.
Ainda segundo a coordenadora, outro ponto importante na criação das comissões é o debate com os servidores da ativa. “É um momento muito especial, porque conseguimos discutir com os servidores da ativa que fazem parte das comissões todas as questões que envolvem o racismo”, completou.
O resultado do procedimento de heteroidentificação para este grupo está previsto para ser divulgado no dia 11 de maio, no Diário Oficial (www.campinas.sp.gov.br/diario-oficial/) e no site da Vunesp (www.vunesp.com.br).
Gente que inova
A implantação das comissões de heteroidentificação é uma ação da Secretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, em parceria com a Coordenadoria Setorial de Promoção da Igualdade Social, por meio do Centro de Referência em Direitos Humanos na Prevenção e Combate ao Racismo e Discriminação Religiosa.
A ação foi uma das finalistas do Gente que inova, que premiou projetos inovadores de servidores que contribuem para a implantação ou desenvolvimento de políticas públicas.
“Nós queremos uma cidade atendida por servidores municipais com diferentes estéticas, diferentes identidades, ou seja, um movimento mais plural que dê a certeza de que a riqueza está na diversidade”, completou Jacqueline.
Avenida Anchieta, nº 200 – Campinas – SP – CEP: 13015-904 — PABX: (19) 2116-0555 — CNPJ 51.885.242/0001-40
Prefeitura Municipal de Campinas – © Todos os direitos reservados