Nossa Cidade
Inspeção ambiental itinerante de veículos segue na Praça da Concórdia nesta quinta-feira, 4 de abril
Vinte e dois veículos já realizaram a inspeção ambiental realizada por uma base móvel da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) na região do Parque Valença no início da ação gratuita itinerante, que prossegue na quinta-feira, 4 de abril, na Praça da Concórdia, das 9h às 12h e das 13h às 15h. Outros cinco locais recebem a iniciativa, a partir da próxima terça-feira, 9 de abril.
O propósito é conscientizar os motoristas sobre os níveis de emissão de poluentes dos veículos e contribuir para o controle da emissão de gases na atmosfera.
“Com essa ação educativa, queremos alertar os motoristas para que façam as manutenções nos veículos regularmente, minimizando a queima desnecessária de combustível”, explica Júlio Cesar Silveira, inspetor de manutenção de veículos da Emdec.
Dos 22 veículos inspecionados nos dois primeiros dias da ação, terça e quarta-feira, 2 e 3 de abril, 15 foram aprovados e sete foram reprovados por apresentarem alto índice de emissão de gases. A reprovação não gera qualquer punição ao proprietário do veículo. Trata-se de uma ação educativa, que promove a consciência ambiental.
Ao final da análise feita com o veículo em aceleração, o condutor recebe um laudo com o diagnóstico. Em caso de reprovação, o relatório indica as possíveis causas, listando os itens do veículo que precisam de atenção, entre eles funcionamento irregular do motor ou freios; velas sujas e desreguladas; vazamentos de óleo, água ou fluidos; falhas no sistema de injeção eletrônica e bicos de injeção.
O autônomo Aílton Aparecido Gonzaga Alves teve o veículo inspecionado e contou sobre a experiência: “Achei excelente a iniciativa. Estava ciente de um possível problema na ignição do motor e, com a inspeção, pude identificar aquilo que precisa de manutenção antes de levar o veículo ao mecânico”. Ele foi orientado sobre as possíveis causas da reprovação de seu veículo no procedimento.
Como é feita a inspeção ambiental
O procedimento é realizado em uma base móvel equipada com analisadores de gases e opacímetro, que medem a emissão de gases por veículos movidos a gasolina, álcool, gás natural veicular (GNV) e diesel.
São verificados os seguintes itens: funcionamento do motor; vazamentos de óleo e fluido; estado de conservação do escapamento; ausência da vareta medidora do óleo; e fixação e conexões das mangueiras.