Nossa Cidade
Instituto Anelo lança música “Mundo Azul” no Dia Mundial da Conscientização do Autismo
O Instituto Anelo lança música “Mundo Azul”, em homenagem ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo. No dia 2 de abril, terça-feira, a música estará nas plataformas digitais em áudio. Depois, estão programados mais dois lançamentos, do videoclipe, dia 9, e no dia 16, um outro clipe, mas de animação. A música pode ser salva previamente em seu serviço de streaming pelo link (Pré-save https://onerpm.link/728380748509).
A canção envolve 18 músicos, profissionais de produção e divulgação, entidades, pais e pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). O projeto conta com os vocais de Luccas Soares, fundador do Instituto Anelo, da cantora Aline Ramos e participação especial de Amanda Maria, finalista do programa The Voice.
Luccas Soares conta que a inspiração para a música veio da vivência com seu filho João, de 4 anos e diagnosticado com TEA. Porém, em conversas com pais de crianças autistas atendidas nas aulas do instituto, ele percebeu potencial para um projeto maior, que promovesse conscientização falando sobre “as dificuldades, desafios e, acima de tudo, sobre amor”. “Trocando com muitos pais, vi que se identificaram, que a música era além de casos individuais”, afirma.
De forma afetiva e lúdica, mas realista, a ideia é expor a vivência das pessoas envolvidas com esse “mundo azul” (cor que simboliza o autismo), e assim estimular também a reflexão sobre a necessidade de ações para a inclusão social não só dos autistas, mas em extensão de todas as pessoas consideradas “atípicas”, que têm algum transtorno ou deficiência.
A gravação do videoclipe contou com autistas atendidos no Anelo, Instituto Ser e Programa de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (Paica), de Campinas, em situações cotidianas de atendimento. Também foi contratado um time para produzir uma animação para a música. Para viabilizar os custos, o projeto conseguiu apoio de verbas sociais do Ministério Público do Trabalho (MPT) e da Unimed Campinas.