Nossa Cidade
Instituto coreano apresenta projeto para implantação do HIDS
O prefeito de Campinas, Dário Saadi, participou do 2o Workshop KRIHS no espaço Mescla, o coworking da PUC-Campinas. O encontro foi promovido pelo Korea Research Institute for Human Settlements (KRHIS) e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para apresentar a validação do masterplan e a estratégia de implementação do Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável (HIDS). Um masterplan é uma ferramenta de planejamento físico-espacial de uma cidade ou parte dela.
Outro objetivo do workshop foi receber sugestões e contribuições por parte de todos os atores envolvidos no HIDS. A apresentação do masterplan foi feita pelo pesquisador sênior do KRIHS, Se Hoon Park.
Para o prefeito, o HIDS é uma proposta inovadora. “O HIDS vai consolidar Campinas como o principal polo de tecnologia e sustentabilidade do país”, afirmou Saadi.
Também participaram do workshop as secretárias de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Adriana Flosi, e de Planejamento e Urbanismo, Carolina Baracat.
O instituto coreano KRIHS foi contratado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) como parte da cooperação técnica estabelecida entre o banco, a Unicamp e a Prefeitura de Campinas para desenvolver o desenho físico-espacial do HIDS.
O HIDS vai envolver uma área de quase 12 milhões de metros quadrados para ser um distrito dentro do conceito de cidades inteligentes funcionando como um laboratório vivo para a produção de conhecimento e tecnologia.