Nossa Cidade
Intervenção do Projeto Camp Crew muda a paisagem urbana do Samim
O branco das paredes foi aos poucos ganhando vida, formas e cores nas mãos dos jovens do Projeto Camp Crew. Das 8h às 18h de sábado, dia 19 de agosto, artistas dos mais variados estilos fizeram do Samim um território livre para a criatividade e a solidariedade.
“Todos estamos muito felizes com o resultado da intervenção no Samim. A arte ajudou a transformar o espaço e torná-lo mais agradável e convidativo para as pessoas em situação de rua. Também é uma forma de mostrar nossa solidariedade e apoio a essa população que tanto precisa de ajuda”, afirmou Vandecleya Moro, secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos.
O projeto Camp Crew, da Coordenadoria da Juventude, selecionou 16 artistas, considerando os critérios de diversidade de gênero, de região de moradia, diversificação de estilo de arte (personagem, letra, bomb, abstrato) e faixa etária. Estiveram lá para a ação: Amo, Bea, Elias, Guga, Guinature, Laf, LuMO, Maicongo, Mari Junqueira, Mariana Calle, Marmota, Spam, Tila, Viciada em Tinta, WLAD e +1Sousa. Essa é a quinta intervenção do projeto. A 6ª etapa será no bairro Vida Nova, região Sudoeste de Campinas, em local ainda a ser definido.
O Samim oferece acolhimento, alimentação, higiene pessoal, guarda-volumes, orientação e encaminhamento para os serviços socioassistenciais e demais políticas públicas para as pessoas em situação de rua. O local tem capacidade para atender até 100 pessoas por dia e funciona ininterruptamente, todos os dias da semana.
19 de agosto
O Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua é celebrado nesta data em memória ao massacre da Sé, ocorrido em 2004, quando sete pessoas em situação de rua foram assassinadas e oito ficaram feridas enquanto dormiam na Praça da Sé, em São Paulo. A data é um marco para a mobilização e a conscientização sobre os direitos e as demandas dessa população.