Nossa Cidade
Ipês começam a colorir a cidade no inverno e podem ser vistos pelos caminhos afora
O inverno se aproxima e traz suas cores. No calendário, a chegada da estação, este ano, está marcada para o dia 20 de junho, às 17h51. Algumas espécies de árvores dão o ar da graça justamente nesta temporada, quando o clima é mais frio e seco, como os ipês. O secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella, que é engenheiro agrônomo, explica que essas espécies precisam de tempo seco para florescer. “Os ipês preferem tempo seco, é a condição”, diz.
Os ipês, especialmente os de cor rosa, começaram a mostrar as cores e podem ser vistos em várias partes de Campinas.
As florações da família de ipês – amarelo, roxo, rosa e branco – , podem ser apreciadas na cidade entre junho e setembro, período de estiagem. O secretário Ernesto Paulella, explica que embora estejam na época de florescer, isso depende da variação do clima. Se for um período mais chuvoso, por exemplo, a tendência é que floresçam mais no fim do inverno. Se o inverno começar seco, tem inflorescências em junho”, explica Paulella.
Ele completa que os ipês em geral têm um período de inflorescência entre duas e três semanas. O ipê-branco tem um tempo mais curto de floração, dura de dois a três dias.