Nossa Cidade
IPTU 2024: segunda via está disponível no portal da Prefeitura
Os contribuintes de Campinas que ainda não receberam o carnê do IPTU 2024 podem emitir a segunda via do imposto pelo endereço https://iptu.campinas.sp.gov.br/ . Este ano, a distribuição, feita pelos Correios, começou no dia 2 de janeiro; são mais de 508,7 mil carnês.
A Secretaria de Finanças também inovou neste ano com o hotsite que traz todas as informações sobre o IPTU. Na página (https://portal.campinas.sp.gov.br/sites/iptu-ano-corrente/informacoes-principais), os contribuintes podem acessar a segunda vida do carnê, conferir as datas de vencimento e os descontos oferecidos, como pedir revisão do impostos entre outras questões.
“Os Correios ainda estão dentro do prazo de entrega dos carnês, mas os contribuintes que quiserem ver o valor do imposto deste ano ou já programar o pagamento podem acessar a segunda vida. O procedimento é simples, basta ter o código cartográfico do imóvel”, explicou Carlos Alberto Maia, diretor do DRI (Departamento de Receitas Imobiliárias).
Sobre o hotsite, Maia explica que o objetivo é orientar os contribuintes e centralizar as informações em um único espaço. “Nós agrupamos as principais perguntas e publicamos as respostas. É mais fácil para o contribuinte, que tem as informações em uma única página”, concluiu.
Além do hotsite, a Secretaria de Finanças também conta com outros canais de comunicação com o contribuinte: SAC – (19) 3755-6000, com horário de funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h; email – sac@campinas.sp.gov.br; pelo chat, no site da Secretaria de Finanças ou ainda pelo chatbot (https://portal.campinas.sp.gov.br/servico/chat-secretaria-de-financas) e pelo whatsapp da Secretaria de Finanças (19 99441-4730).
Quem optar pelo atendimento presencial em uma das unidades do Porta Aberta tem que fazer o agendamento pelo Portal de Serviços (https://servicos.campinas.sp.gov.br/).
Vencimentos
Os vencimentos serão em 25 de janeiro para imóveis não residenciais (comércio, indústria e serviços) e 9 de fevereiro para os residenciais e terrenos. Contribuintes que optarem pelo pagamento à vista terão um desconto de 5%; o imposto também poderá ser pago em até 11 parcelas.
Já quem aderiu à modalidade do IPTU Digital e for pagar à vista tem mais 1% de desconto, limitado a R$ 100,00. Neste caso, a adesão tem que ter sido feita até 1º de novembro de 2023.
Números
No total, foram lançados 508.796 carnês. A grande maioria é para imóveis residenciais, que somam 320.644; os não residenciais (verticais e horizontais) totalizam 35.739. Há, ainda, 5.132 mistos, 84.367 terrenos e 62.914 vagas de garagem.