Nossa Cidade
ISA e Ceasa: mais de 2,9 milhões de quilos de alimentos distribuídos em 2023, impactando 108 mil pessoas/mês
O Instituto de Solidariedade para Programas de Alimentação (ISA), idealizado pelos permissionários da Ceasa Campinas, em parceria com a Associação dos Permissionários da Ceasa (Assoceasa) e a Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa Campinas) é uma referência no combate ao desperdício de alimentos e no apoio a famílias em situação de insegurança alimentar.
Em 2023, o ISA recebeu um total de 2.991.655,82 quilos de alimentos, beneficiando 108.508 pessoas por mês. A ação vem ao encontro das propostas que integram o Dia Mundial da Alimentação, celebrado nesta terça-feira, dia 16 de outubro, e que este ano tem como tema “Direito aos alimentos para uma vida e um futuro melhores”.
A atuação do ISA vai além do município de Campinas, com impacto também em toda a região e no estado de São Paulo, destaca Maria Carolina Loureiro Becaro, gerente do ISA. “Com a distribuição de uma média de 300 toneladas de alimentos mensais, o instituto é um dos pilares na promoção da segurança alimentar, combatendo o desperdício e garantindo que alimentos em bom estado, como frutas, verduras e legumes direcionados para famílias que enfrentam insegurança alimentar moderada ou grave”, afirma a gerente.
“A celebração do Dia Mundial da Alimentação reforça o papel transformador do ISA e da Ceasa Campinas na luta contra a fome, garantindo que alimentos cheguem a milhares de famílias em vulnerabilidade. A união entre iniciativa privada, poder público e sociedade civil se mostra fundamental para construir um futuro com menos fome e mais dignidade, afirma.
Esse trabalho só é possível graças à parceria dos produtores e comerciantes do Mercado de Hortifrutigranjeiros da Ceasa Campinas, que destinam alimentos para o ISA. Os produtos são criteriosamente selecionados, higienizados e distribuídos de forma estratégica, garantindo que cheguem a quem mais necessita. Além disso, o ISA também promove uma economia circular ao redirecionar alimentos que não estão aptos para o consumo humano para pequenos pecuaristas da região. Esses produtos são utilizados na alimentação animal, o que minimiza o desperdício e fomenta o desenvolvimento econômico local.
A gerente do ISA reforça a importância de tratar a segurança alimentar como uma política pública de direito. “A segurança alimentar não pode ser vista como um ato de caridade, mas como um direito fundamental. É imprescindível que o poder público invista recursos e atue de forma eficaz para garantir que todos tenham acesso a uma alimentação digna. Só assim construiremos uma sociedade mais justa e inclusiva.”
Temas do Dia Mundial da Alimentação
O Dia Mundial da Alimentação é comemorado no 16 de outubro e foi criado com o intuito de desenvolver uma reflexão a respeito do quadro atual da alimentação mundial. A data foi escolhida para lembrar a criação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), em 1945. A primeira comemoração da data ocorreu no ano de 1981, quando o tema abordado foi “A comida vem primeiro”.
O Dia Mundial da Alimentação traz temas que fazem pensar a respeito da população carente, sua segurança alimentar e nutrição. Entende-se por segurança alimentar uma alimentação saudável, acessível, de qualidade, em quantidade suficiente e de modo permanente. Essa realidade, infelizmente, não é vivida por uma grande parte da população brasileira e mundial. A cada ano um tema é escolhido e, com base nele, diversas atividades artísticas, esportivas e acadêmicas são realizadas ao redor do mundo.