Connect with us

Nossa Cidade

Jardim Bassoli recebe ações educativas de Combate à Dengue

Jardim Bassoli recebe ações educativas de Combate à Dengue

O Comitê de Prevenção e Controle das Arboviroses da Prefeitura de Campinas realizou no último sábado, 19 de novembro, Dia Nacional de Combate à Dengue, uma ação de conscientização no Centro de Educação Infantil (CEI) Professora Elenice Aparecida de Moraes Ferrari, no Jardim Bassoli. Toda a comunidade das áreas de abrangência dos centros de saúde do Jardim Bassoli e Parque Floresta foi convidada a participar das atividades.

No CEI foram realizadas apresentações sobre as arboviroses. Também foi feita uma exposição que mostrou as fases de desenvolvimento do Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, além de maquetes que representavam os principais criadouros do mosquito. Após as ações da escola, profissionais da Prefeitura e moradores fizeram uma caminhada pelo bairro para conscientizar a população. Munidos com sacos plásticos, eles também aproveitaram para recolher possíveis criadouros.

Presente nas atividades no CEI, o prefeito de Campinas, Dário Saadi, disse que todos devem agir o mais rápido possível para evitar uma epidemia. “Infelizmente há uma perspectiva de aumento no número de casos de dengue, por isso estamos nos mobilizando e fazendo tudo que é possível para evitar passar por uma crise”, afirmou o prefeito.

A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), Andréa Von Zuben, alertou sobre a importância da mobilização antes da chegada do verão. “É importante termos uma ação coordenada entre os diversos setores desde já para atuarmos na prevenção. A dengue é um problema de saúde, mas não só da saúde por conta das causas ambientais. Precisamos do envolvimento de todos e que a população esteja junto com a gente”, explicou a diretora do Devisa. 

Segundo um levantamento do Devisa, 80% dos criadouros estão dentro de casa.

Casos

A região Noroeste, onde está localizado o Jardim Bassoli, foi escolhida para a ação por registrar até o momento a maior incidência de casos. Entre os dias 1/01/22 e 17/11/22, Campinas confirmou 11.160 casos de dengue, sendo 2.425 na região noroeste. Quatro pessoas morreram vítimas da dengue. No mesmo período, foram registrados 19 casos de chikungunya e nenhum de zika.

Números

No período entre 1/01/20 e 30/09/22, a Secretaria Municipal de Saúde:

– Fez vistoria em 1.634.205 imóveis;

– Realizou a nebulização de 468.234 construções em áreas de transmissão;

– Coletou 59.442 toneladas de resíduos despejados irregularmente.

As ações cata-treco recolheram 11.498 toneladas de resíduos e os ecopontos receberam 118.966 toneladas de produtos de descarte.

Data

A Lei No 12.235, de 19 de maio de 2010, institui o penúltimo sábado do mês de novembro como o Dia Nacional de Combate à Dengue.

Arboviroses

São doenças causadas por vírus transmitidos, principalmente, por mosquitos. Dengue, zika e chikungunya são as arboviroses mais comuns em ambiente urbano.

Sair da versão mobile