Connect with us

Nossa Cidade

Jardim Paranapanema e São Bernardo são os campeões da Taça das Favelas 2023

Jardim Paranapanema e São Bernardo são os campeões da Taça das Favelas 2023

Atletas do Jardim Paranapanema (feminino) e do São Bernardo Esportes Clube (masculino) conquistaram o título de campeões da 3ª Taça das Favelas de Campinas, no estádio Brinco de Ouro, sábado, dia 29 de julho. A organização do evento é da Central Única das Favelas (CUFA) com o apoio das Prefeitura Municipal de Campinas e da EPTV.

O prefeito Dário Saadi fez questão de destacar a representatividade do evento nos campos social e esportivo: “A Taça das Favelas dá visibilidade aos jogadores e jogadoras, que valorizam as comunidades por meio do esporte. Parabenizo a CUFA pelo trabalho desenvolvido e todas as equipes participantes”, disse.

Na decisão do feminino, a equipe do Jardim Paranapanema alcançou o título inédito com um jogo de imposição sobre a Favela São José, ao golear pelo placar de 4 a 1. A atacante Lezica, autora de dois gols, foi o grande nome da partida, sendo que Cardoso e Nicolly também ajudaram a construir o placar das campeãs. Por outro lado, Jaline, fez o único gol da equipe adversária. A campanha do Jardim Paranapanema foi de 100% de aproveitamento com quatro vitórias e 15 gols marcados, média de 3,75 gols por partida.

No masculino, o bicampeonato do São Bernardo Esporte Clube foi conquistado nas cobranças de penalidades máximas, pelo placar de 3 a 2. O goleiro Miguel defendeu o pênalti batido por Formiga. A definição nos pênaltis ocorreu porque no tempo normal o placar foi de 1 a 1, com gols de Rivaldinho para o Vila Bela e Bolinha para o São Bernardo. Os campeões venceram as quatro partidas que antecederam a decisão e, agora, vão disputar a seletiva para a Taça das Favelas Estadual, que será disputada em São Paulo.

O secretário de Esportes e Lazer, Fernando Vanin, é um incentivador do torneio que busca a inclusão e a união das comunidades por meio do esporte. Segundo ele, “a Taça das Favelas vem crescendo ano a ano e os times estão cada vez mais preparados para um campeonato de respeito. A integração entre as comunidades são o foco maior da Taça, que se fortalece a cada edição”, pontuou.

Campinas é o primeiro município que não é capital, a promover o evento e neste ano de 2023, se inscreveram 3.854 atletas, aumento de aproximadamente 30% em relação ao ano anterior. O torneio masculino teve a participação de 32 equipes, com adolescentes entre 14 anos e 17 anos, sendo que no feminino, com inscrições a partir de 14 anos sem limite de idade, foram 16 equipes concorrentes.

A festa dos campeões e de encerramento da 3ª edição da Taça das Favelas contou também com a presença do vice-prefeito, Wanderley de Almeida; da secretária de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli; do presidente da Câmara Municipal de Campinas, Luiz Rossini; e outros vereadores.

Sair da versão mobile