Nossa Cidade
JBD e Centro recebem abordagens educativas para a segurança viária
Aproximadamente 550 pessoas foram orientadas sobre comportamentos seguros no trânsito por uma equipe de Educação da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), na manhã desta quarta-feira, dia 30 de março. A ação aconteceu em três pontos da Avenida John Boyd Dunlop (JBD) e faz parte da campanha “JBD: Morte Zerø no Trânsito”.
As abordagens educativas foram direcionadas a pedestres, motociclistas, passageiros e condutores de ônibus e motoristas que trafegavam no local. Educadores e agentes da mobilidade urbana integraram a equipe, que se dividiu em três pontos da via: as estações BRT Rossin e Florence; e a Praça da Concórdia.
Além de dar orientações, a equipe exibiu faixas com mensagens da campanha durante o tempo de travessia em faixas de pedestres. A mobilização “JBD: Morte Zerø no Trânsito” busca zerar o número de acidentes com vítimas fatais na avenida. “Estamos desenvolvendo diversas estratégias para alcançar este objetivo. A conscientização, por meio de abordagens educativas, é uma delas”, explica Vinicius Riverete, presidente da Emdec.
Também estão previstas abordagens educativas para a tarde desta quinta-feira, dia 31. Caso as condições climáticas inviabilizem a realização da ação, ela será remarcada. Mais informações sobre a campanha “JBD: Morte Zerø no Trânsito” estão disponíveis no hotsite www.emdec.com.br/JBDMorteZero.
Ação educativa em áreas de espera de motos
Em outra frente educativa da Emdec, durante a tarde desta quarta-feira, uma equipe esteve no cruzamento entre as avenidas Andrade Neves e Benjamin Constant, no Centro, para conscientização sobre o uso correto e o respeito à sinalização de área de espera para motos. Foram abordados cerca de 70 motoristas, motociclistas e pedestres. Na terça-feira, dia 29, a ação foi realizada no cruzamento entre as avenidas Faria Lima e Amoreiras
A sinalização horizontal delimita um espaço exclusivo para motos em cruzamentos semaforizados, visando à saída das motocicletas antes dos demais veículos no momento da abertura do semáforo, evitando conflitos e acidentes. A área de espera para motos já foi implantada em diversas outras vias de Campinas, como as avenidas John Boyd Dunlop, Ruy Rodriguez, Amoreiras, Dr. Moraes Sales e Francisco Glicério.