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John Boyd tem nova dinâmica de tráfego na região do Jardim Londres
A partir desta segunda-feira, 16 de dezembro, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) libera para a circulação de veículos a nova pista expressa implantada no sentido Centro da Avenida John Boyd Dunlop (JBD), na região dos bairros Jardim Londres, Jardim Garcia e Vila Castelo Branco. O trecho impactado abrange desde a altura da Rua Orlando Paulino e da Faculdade Anhanguera; até o cruzamento com a Avenida Transamazônica.
As duas faixas expressas receberam pavimento asfáltico no contexto das obras do Corredor BRT (Bus Rapid Transit – Ônibus de Trânsito Rápido) Campo Grande. A liberação provoca alterações na dinâmica de tráfego da avenida, no sentido bairro – Centro.
Os motoristas que trafegam no sentido Centro deverão desviar da marginal para a pista expressa, transitando pela via totalmente reconfigurada. Já os motoristas que têm como destino a região do Campo Grande, a Rodovia Anhanguera (SP-330) ou que desejam retornar ao Jardim Londres seguem trafegando pela marginal da Avenida JBD (Rua Oswaldo Oscar Barthelson).
Os ônibus do transporte público coletivo também seguem utilizando a marginal. No sentido Centro – bairro, não haverá alterações na circulação.
“O BRT campineiro não se resume a implantação dos 36 km de corredores. Inclui também a reconfiguração da circulação em diversos pontos das regiões do Campo Grande e Ouro Verde, resultando em maior fluidez do trânsito nas principais avenidas”, destacou o secretário de Transportes e presidente da Emdec, Carlos José Barreiro.
A nova dinâmica de tráfego viabiliza as próximas etapas das obras que ocorrem na região, que incluem reconfiguração viária da marginal da Avenida JBD. No trecho impactado, estão em andamento a execução do pavimento de concreto do corredor BRT e a construção das estações Jardim Londres e Jardim Garcia.
Etapas
A região impactada integra o Lote 2, Trecho 2 das obras de implantação do BRT Campo Grande, que vai da Vila Aurocan até o viaduto sobre a Rodovia dos Bandeirantes, com 5 km de extensão.
O BRT Campo Grande terá 17,9 km de extensão, saindo da região central, ao lado do Terminal Mercado, seguindo pelo leito desativado do antigo VLT, Avenida JBD, passando pelo Terminal Campo Grande e chegando ao Terminal Itajaí. Os três corredores BRT do município – Campo Grande, Ouro Verde e Perimetral – têm custo total de R$ 451,5 milhões. São 36,6 km de corredores, com previsão de conclusão total em meados de 2020.