Connect with us

Nossa Cidade

Jovens aprendizes do programa Vibe participam de palestra sobre segurança

O Salão Vermelho ficou lotado de jovens do programa Vibe, nesta quinta-feira, 9 de maio, para a palestra sobre segurança, promovida pela Secretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, em parceria com a Guarda Municipal. O encontro abordou o tema segurança.

Além de falar sobre cuidados nas ruas, em especial com celulares, mochilas, bolsas ou até com a aproximação de estranhos, os representantes do Proin (Projeto Integração), da Guarda Municipal, também falaram sobre família, os ciclos da violência doméstica e o programa Gama (Guarda Amigo da Mulher).

“Falar com os jovens sobre cuidados com a própria segurança e também com um tema tão dolorido como a violência doméstica é essencial”, disse Valéria Almeida Silva, responsável pela Coordenadoria Setorial de Benefícios Sociais.

Para Fernanda Guimarães, Inspetora Superintendente da Guarda Escolar, eventos como este aproximam a GM da sociedade. “Eventos como este são importantes porque levam para jovens orientação sobre segurança, que eles guardam no dia a dia. Também os fazem conhecer um pouco do nosso trabalho, da nossa rotina e os aproxima, não só os jovens, mas a comunidade, porque eles levam o que aprendem aqui para casa”, disse. “Foi muito gratificante para a Guarda Municipal participar desse projeto”, completou.

Os jovens também aprovaram. “Foi muito bom, uma experiência muito boa, é uma coisa que a gente pode levar para casa. Eu tenho duas irmãs e isso é algo que eu me preocupo , porque tenho medo de alguém na rua fazer alguma coisa com minha família”, disse Gustavo Henrique. “É bom ter palestras como essa,  porque ajudam todos os patrulheiros “, completou.

Juliana Marques Evangelista também aprovou a iniciativa. “Trouxeram assuntos muito importantes sobre como a gente deve agir diante de uma situação de violência ou o que fazer. Muitas orientações necessárias foram relatadas também para os jovens sobre o nosso futuro e o que devemos fazer para não nos prejudicar”, disse.

Ela também citou a parte sobre os programas de proteção às mulheres vítimas de violência em Campinas, em especial do Gama. “Acho muito interessante os projetos que a cidade tem para ajudar mulheres vítimas da violência. Nós jovens precisamos ter essa orientação para não acertar qualquer tipo de coisa, principalmente as meninas”, completou.

O programa Vibe conta com 147 jovens aprendizes.

 

O programa
 
O Vibe está sendo desenvolvido em quatro pilares: – Direitos Humanos e Respeito às Diferenças; – Valorização da integração interpessoal no trabalho; – Valorização das atribuições e tarefas que serão exercidas; e – Busca pelo aprendizado e qualificação.
 
Participam jovens aprendizes com idade a partir de 16 anos, que permanecem no programa por 1 ano e 5 meses.
 
Para os jovens, o Vibe visa promover a valorização das aptidões e interesses; maior integração; capacitações, cursos e palestras; serviço de acolhimento e escuta qualificada; e o selo “Vibe Aprendizado”, certificando a passagem do jovem pelo programa.
 
O Vibe também tem ações voltadas para os orientadores e para as empresas, que receberão o selo “Vibe Parceiros” quando promoverem algum tipo de incentivo aos jovens – como concessão de bolsas de estudos – e também para as que os contratarem depois que saírem do programa.

Sair da versão mobile