Connect with us

Nossa Cidade

Jovens com Down têm autonomia estimulada no transporte público

Uma ida ao shopping com os amigos é um programa que muitos adolescentes adorariam fazer em qualquer dia da semana. Para tornar programações como essa cada vez mais frequentes e acessíveis aos jovens com Síndrome de Down participantes do projeto “Ir e Vir”, do Centro Síndrome de Down (CESD), uma ação será realizada pela instituição em parceria com a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) nesta sexta-feira, dia 25 de agosto. 

Uma equipe de Educação para Mobilidade da Emdec irá ao CESD, onde os jovens assistirão a uma miniaula sobre comportamentos seguros no trânsito e o uso do transporte público. Depois, todos embarcarão em um ônibus cedido pela Campibus para a atividade e poderão aprender, na prática, como usar o transporte de forma segura. Essa ação será em uma viagem de ida e volta até o Terminal Iguatemi, ao lado do shopping. A ação acontecerá em duas turmas, pela manhã e no período da tarde. 

O objetivo é proporcionar a experiência de vivência prática, para o estímulo à circulação com autonomia pela cidade. “Buscamos promover a inclusão desses jovens, para que eles se sintam cada vez mais integrados à mobilidade urbana, desempenhando as suas atividades com segurança e autonomia”, explica a gerente da Divisão de Educação para Mobilidade Urbana da Emdec, Roberta Mantovani.

Esta não será a primeira atividade sobre mobilidade urbana para o grupo que participa do projeto. No dia 26 de maio, os jovens visitaram a Minicidade da Emdec, onde foram orientados sobre os cuidados na circulação enquanto pedestres, enfatizando a autonomia em seus deslocamentos. Na ocasião, cerca de 30 adolescentes participaram de atividades lúdicas, orientadas por educadores da Emdec. 

Sair da versão mobile