Nossa Cidade
Juventude Conectada participará de programa nacional de inclusão digital
O Programa Municipal Juventude Conectada da Secretaria de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos (SMASDH) foi selecionado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) para integrar o Programa Nacional de Formação de Agentes de Inclusão Digital (Pnaid). Com a seleção, Campinas terá dois Pontos de Inclusão Digital (PIDs) incluídos nesse programa do Governo Federal.
O edital de seleção foi publicado no Diário Oficial da União (DOU), na última segunda-feira, dia 30 de março. No total foram selecionadas 262 unidades em todo o País. Essas unidades serão responsáveis por indicar os jovens que participarão do curso oferecido pelo programa federal.
Em Campinas, o Programa Nacional de Formação de Agentes de Inclusão Digital (Pnaid) será implementado nos telecentros que já funcionam na Biblioteca Pública Municipal “Prof. Ernesto Manuel Zink” e na Coordenadoria da Juventude.
A expectativa é de começar a capacitação no segundo semestre de 2020. Durante dez meses, os jovens selecionados pela Coordenadoria de Políticas Públicas para a Juventude, farão o curso no formato de Estudo a Distância (Ead) nestes dois PIDs e receberão certificado emitido pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN).
A conclusão do programa se dará com a elaboração de um projeto voltado à população do município com foco na melhoria dos serviços prestados pelo telecentro ou no estímulo ao uso dos serviços de governo eletrônico.