Connect with us

Nossa Cidade

Lagoa do Taquaral recebe festival gastronômico Sabores da Terra

O Festival Gastronômico Itinerante Sabores da Terra lançado em 2015 na cidade de Indaiatuba, fará sua décima sexta edição em Campinas. O evento tem percorrido diversas cidades do interior de São Paulo com o propósito de valorizar a gastronomia local e regional, além de ajudar a promover pequenos produtores do entorno. 

A festa começa no dia 26, das 18h às 22h, e dias 27 e 28 de novembro, das 12h às 22h, nos portões 5 e 7 da Lagoa do Taquaral, trazendo o melhor da gastronomia de raiz com pratos feitos em fogo de chão no disco de arado, parrilla, defumadores e fogão a lenha. Ao todo participam mais de 25 operações de gastronomia e uma alameda com artesãos, pequenos produtores e uma barraca da Morada Espírita Professor Lairi Hans com artesanato natalino, cuja renda será totalmente revertida para as obras sociais da entidade. 

A entrada é gratuita, mas sugere-se a doação de 1kg de alimento não perecível para a campanha da Prefeitura Municipal de Campinas, intitulada “Natal Sem Fome”. Todos os alimentos doados, serão entregues ao banco de alimentos da cidade para às famílias em situação de vulnerabilidade social.  

De acordo com Renata Tannuri Meneghetti, idealizadora do evento, a missão do Sabores da Terra é manter viva as memórias e a cultura do lugar por meio da culinária, mostrando as riquezas da região, ingredientes e produtos artesanais. Em cada cidade por que passa, o Festival consegue promover um intercâmbio entre o cozinheiro e o produtor rural. “A gastronomia e sua diversidade é sem dúvida um patrimônio que precisa ser preservado e divulgado. Encontramos receitas e técnicas culinárias valiosas que estão se perdendo na memória de antigas cozinheiras que a nova geração merece conhecer. A retomada dos eventos presenciais tem sido muito importante para todos que trabalham nesse segmento”, destaca Renata.

Resgate de tradições

Quem passar pelo local, poderá degustar uma grande variedade de pratos, muitos deles elaborados com ingredientes oriundos de pequenos produtores. Paella caipira, joelho de porco, uma ilha de costela fogo de chão, porco paraguaia com arroz biro biro e vinagrete de abacaxi, hamburguer na parrilla, assadores com cortes especiais, torresmo de rolo, baião de dois, massas artesanais, costela com mandioca na manteiga de garrafa, lanche no corte boquinha de anjo tradicional da cidade e nhoque de banana da terra com ragu de camarão ou ragu de cogumelos para atender os vegetarianos são algumas das opções. 

Bares tradicionais e restaurantes da cidade também marcarão presença na festa como o Bar do Marcelino, Estação Marupiara, Kansas, Maria Maria e Trieste Cucina. Para harmonizar com os pratos, cerveja artesanal da melhor qualidade.  

O evento conta com a “Alameda do Açúcar” com doces mineiros, sorvete, milk shake, paletas, balas de coco, bubble waffle, churros, algodão doce, pipoca doce e salgada e uma ilha de raspadinha para relembrar os anos 80.  Os pratos salgados e doces custam de R$5 a R$45 reais.

Nesta edição, o público terá a oportunidade de conhecer renomados chefs, cozinheiros e produtores da região que vão mostrar seu talento e arte por meio das aulas-show e workshops gratuitos. O comando dessa área ficará por conta do curso de gastronomia da Unimetrocamp, sob a batuta do Prof. Caio Nunes. Para participar não é preciso fazer inscrição prévia. 

27/11

2h30 – Polenta com Ragu – Aluna Ana Flávia – Unimetrocamp Wyden 

13h30 – Nhoque da Mãe Bel – Prof. Caio Nunes – Unimetrocamp Wyden 

14h30 – Macarrão da Vó – Profª. Elissa França 

15h30 – Sabores da Terra convida: Chef Eriksen Miyasaki com Ciabatta e Sanduíche Pulled Pork 

16h30 – Biscoito de Natal da Vó Corina – Prof. Caio Nunes – Unimetrocamp Wyden 

17h30 – Sabores da Terra convida: Chef e assador Fabio Freitas – O blend do burger perfeito e como empreender na área

28/11

12h30 – Vai um Brigadeiro Aí? –  Prof. Caio Nunes e Profª. Elissa França  

13h30 – SABORES CONTA HISTÓRIA: Chef e Assador Michel Diniz e os segredos de um bom Churrasco

14h30 – Nhoque de batata Roxa – Ex Aluna – Unimetrocamp Wyden 

15h30 – Drinks Refrescantes – Aluno Caio Cruz – Unimetrocamp Wyden 

16h30 – Sabores da Terra convida: Rob Vulcano – Cuteleiro Profissional

No palco de shows, cinco bandas animam os três dias de evento. Na sexta, a partir das 19h, quem abre o evento é o músico Fabinho Azevedo ao lado de outros músicos para uma boa noite de samba. No sábado, às 12h30, o show é com Big Chico Blues Band, considerado um dos maiores nomes do Blues e da Soul music da atualidade. A noite quem anima a festa é Roberto Tempesta & Banda, a partir das 19h. No domingo uma grande atração aguarda o público, a Orquestra de Violas Cultura Caipira de Valinhos faz sua apresentação às 13h, com duas participações especiais: o cantor, compositor e instrumentista Mazinho Quevedo, indicado ao Grammy Latino em 2009 e considerado um dos maiores violeiros do país e também um dos maiores propagadores e estudiosos da cultura caipira, e, a dupla Camila e Gabriel, irmãos da cidade de Monte Sião que vêm de uma família de músicos, de cantores e compositores e trazem na bagagem, participações com as melhores duplas sertanejas do Brasil, incluindo Milionário e José Rico, Fernando e Sorocaba, Edson e Hudson, Guilherme e Santiago entre outras. Em 2011, eles foram finalistas do programa Ídolos, na TV Record. 

Sob a regência do maestro Robson Furioso, os 24 músicos manejam 21 violas caipira, um contrabaixo, uma flauta, dois violões e um berrante, mantém exclusivamente a tradição de seu repertório com a imortal música sertaneja de raiz e tem como propósito preservar e perpetuar a essência da cultura caipira. O grupo já dividiu o palco com nomes consagrados da música sertaneja de raiz, como o próprio Mazinho Quevedo, Pena Branca, Craveiro e Cravinho e Inezita Barroso. O encerramento será com o grande show da banda Queen Lives a partir das 19h com o músico Antônio Lobato no vocal. 

Feira de Produtores, área de lazer kids e comprovante de vacinação

O festival tem a tradição de valorizar o movimento slow food e abrir espaço para a produção local. Todas as edições do evento possuem uma alameda de produtores e em Campinas terá produtos como queijos, temperos, mini-legumes, licores, geleias, cachaças, especiarias, sais, queijos, frutas exóticas do mercadão e muito mais. 

Para as crianças haverá atrações com personagens infantis e uma ampla área kids com muitos infláveis e outros brinquedos.  

O acesso ao espaço do festival somente será permitido para quem apresentar o comprovante de vacinação, mediante apresentação da carteirinha ou do aplicativo do governo do Estado (ConectSus).  

Para quem não tomou nenhuma dose, assim como crianças com menos de 12 anos, a entrada só será permitida com a apresentação de um exame negativo de PCR realizado nas últimas 48h ou Antígeno realizado nas últimas 24 horas.

Dentro do evento será obrigatório o uso de máscara, exceto quando o participante estiver comendo ou bebendo. Serão disponibilizados displays de álcool em gel 70% em vários pontos, e haverá redução do público para garantir o distanciamento.

O festival tem o patrocínio das empresas Castelo Alimentos Vida Leve, Cervejaria Ambier e Unimetrocamp e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Campinas, Secretaria de Cultura e Turismo e das empresas CBN, Campinas.com.br, Digiex, General Clean, Logica Digital e M Mídia. 

SERVIÇO

Festival Gastronômico Itinerante Sabores da Terra

Quando:  dias 26, 27 e 28 de novembro 

Onde: Lagoa do Taquaral – Campinas/SP – entrada portões 5 e 7

Redes Sociais: @saboresdaterrafgi

#festivalsaboresdaterra 

Informações: Elo Produções – (19) 99733.1398

Sair da versão mobile