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Nossa Cidade

Lançamento da campanha #Desacelera abre Semana da Mobilidade Urbana 2023

Os esforços para salvar vidas no trânsito da metrópole vêm trazendo resultados e serão intensificados no mês de setembro. É o que demonstram dados compilados pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e divulgados na manhã desta sexta-feira, dia 15 de setembro, na abertura da 2ª Semana da Mobilidade Urbana de Campinas (Semob), realizada na sede da empresa, na Vila Industrial. Foram 70 vidas perdidas no primeiro semestre de 2023, sendo 37 óbitos em rodovias e 33 em vias urbanas. 

O prefeito em exercício, Wanderley de Almeida, participou da abertura. Na ocasião, Adriana Costa, mãe do adolescente Gustavo Adriano Costa, que perdeu a vida aos 18 anos, vítima de sinistro (acidente de trânsito) envolvendo motocicleta, embriaguez e excesso de velocidade na região do Campo Grande, em 2021, fez um emocionante depoimento sobre a situação. “Ele tinha muitos sonhos, a vida toda pela frente, com um filho pequeno, foi para uma festa, ficou muito alcoolizado, os amigos até seguraram a moto para ele subir, totalmente desequilibrado. Eles permitiram que ele saísse e ele, com excesso de velocidade, acabou colidindo com um poste e faleceu imediatamente”. 

Adriana Costa lembrou da situação após a ocorrência com o filho caçula. “Isto causou um impacto muito grande na vida da família, principalmente na minha, que sou mãe. Tive depressão, faço tratamento. Os irmãos também”. E finalizou fazendo um importante apelo: “Quero pedir aos jovens, que se conscientizem. Saem para a ‘balada’, para festas, achando que vão voltar para casa. Mas, às vezes, isso não acontece. Às vezes eles voltam para o necrotério, para a cadeira de rodas, para uma cama. E isto causa um impacto muito grande na vida da família. Principalmente para a mãe”. 

Hoje também foi lançada a campanha de segurança viária #Desacelera – Não ultrapasse o limite da vida, que conscientiza sobre o respeito aos limites de velocidade das vias e alerta para as consequências de sinistros. O prefeito em exercício apresentou aos participantes o vídeo que dá o pontapé à campanha. 

“Os números, eles mexem muito com a gente. A hora que a gente vê os dados apresentados. Mas o testemunho da Adriana e do Maeda mexem muito mais, porque os exemplos arrastam. E o testemunho da Adriana fala mais do que qualquer dado apresentado”. 

O prefeito em exercício referiu-se a Henri Maeda, presidente do Conselho Municipal de Trânsito e Transporte, que também participou da abertura de relatou a ocorrência da perda da mãe, aos 80 anos, também vítima de sinistro de trânsito. 

Também participaram da abertura o presidente da Emdec, Vinicius Riverete; o secretário de Transportes, Fernando de Caires; o presidente da Câmara de Vereadores, Luiz Carlos Rossini; o vereador José Carlos dos Santos (Carlinhos Camelô); representantes das concessionárias e cooperativas do transporte coletivo; do sindicato dos taxistas; equipe da Iniciativa Bloomberg para a Segurança Viária Global (BIGRS); e técnicos da Emdec. 

Campanha #Desacelera 

Composta por ações de comunicação, educação e fiscalização, a #Desacelera terá como principal público-alvo os motociclistas. Mensagens de conscientização serão disseminadas para a população por meio de banners, painéis, outdoors, faixas e cartazes em ônibus e inserções nos relógios da Setec. A campanha também será veiculada na EPTV e na Rádio Educativa. 

A escolha pelo tema foi feita devido à permanência do excesso de velocidade entre os principais fatores e condutas de risco em Campinas. Ao longo de 2022, este comportamento e o consumo de álcool estiveram presentes em 60% das mortes no trânsito. Em 2023, até junho, estes dois fatores foram identificados em 46% dos casos fatais analisados: 25% por excesso de velocidade e 21% por consumo de álcool. 

“Os números mostram que estamos no caminho certo. Não é do dia para a noite que iremos zerar as mortes. Mas é com muito trabalho, obras, geometria, educação no trânsito, fiscalização. E depoimentos, como os de hoje. Depoimentos, eles chocam. É isso que nós vamos fazer sempre, para que a gente possa chegar ao nosso resultado. Não ultrapasse o limite da vida”, enfatizou o presidente da Emdec, Vinicius Riverete. 

Dados de sinistros (acidentes) 

As mortes no trânsito em vias urbanas e rodovias reduziram 5,41% no 1º semestre de 2023 em comparação com o mesmo período de 2022. Foram 74 óbitos em 2022 e 70 em 2023. Em vias urbanas, houve redução de 13,2% nos sinistros (acidentes) de trânsito – 38 óbitos em 2022 e 33 em 2023. Nas rodovias, houve aumento de 2,8% – 36 óbitos em 2022 e 37 em 2023. 

Os motociclistas ou garupas representaram 38,6% das vítimas fatais – foram 27 óbitos. Os pedestres respondem por 35,7% (25) das vítimas, seguidos pelos ocupantes de veículos (20% – 14 óbitos) e ocupantes de bicicletas (5,7% – 4 óbitos).  

Semob 2023 

A Semob contará com mais de 15 eventos, até o início de outubro, que visam cultivar a cultura de segurança viária em Campinas, para reduzir a ocorrência de sinistros e salvar vidas. 

Entre as ações previstas na Semob e na Campanha #Desacelera estão blitze educativas voltadas para pedestres e motociclistas; passeio ciclístico; treinamento para forças de segurança sobre alcoolemia; e orientações sobre segurança no trânsito em instituições de ensino. Também está prevista a abertura da consulta pública do Plano de Segurança Viária de Campinas, que norteará as políticas públicas de mobilidade urbana, tendo como objetivo central a redução dos óbitos e lesões no trânsito. A programação completa pode ser consultada no hotsite www.emdec.com.br/semob. Informações sobre a campanha estão disponíveis no site da Emdec.  

Entre os parceiros da Semob estão a Iniciativa Bloomberg para a Segurança Viária Global (BIGRS); as secretarias municipais de Comunicação, Cultura, Esportes e Lazer e Saúde; o Comitê Vida no Trânsito; as concessionárias CCR AutoBan, AB Colinas e Rota das Bandeiras; a Rede Mário Gatti; Hospital das Clínicas da Unicamp; Corpo de Bombeiros; o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e o 10SegRemoções; as Polícias Militar e Rodoviária; a Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas); o Cicloativo; a Sanasa; além da EPTV e Rappi.  

Criada pela Lei Municipal nº 11.387/2002, a Semana Municipal do Trânsito (Semutran) foi substituída pela Semana da Mobilidade Urbana (Semob), a partir da Lei Municipal nº 16.336/2022. A iniciativa promove anualmente ações de educação para a mobilidade, contemplando atividades previstas para a Semana Nacional do Trânsito, conforme o Artigo 326 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

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