Connect with us

Nossa Cidade

Lançamento da campanha #Desacelera encerra o Maio Amarelo

Não ultrapasse o limite da vida. Esse é o apelo da edição deste ano da campanha de segurança viária #Desacelera, lançada pela Prefeitura de Campinas e pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), nesta terça-feira, 4 de junho. Ela alerta sobre as consequências do principal fator de risco para sinistros (acidentes) em Campinas: a velocidade. O lançamento encerra o Movimento Maio Amarelo 2024 e contou com a presença do prefeito Dário Saadi.

 

Voltada principalmente para os motociclistas, a #Desacelera promoveu diversas atividades de conscientização para esse público na avenida José de Souza Campos (Norte-Sul). Em 2023, 83 motociclistas ou garupas perderam a vida nas vias urbanas e rodovias da cidade, representando 52% dos 159 óbitos registrados no período. A velocidade esteve presente em pelo menos 51 (34%) casos entre os 149 sinistros fatais; e 44% dos sinistros com óbitos de motociclistas ou garupas tiveram a velocidade como fator de risco.

 

“A legislação que rege o trânsito avançou muito, mas é preciso conscientizar as pessoas. Esse é o nosso desafio. Mais de 50% das mortes no trânsito em Campinas foram de motociclistas; e velocidade não combina com o trânsito. Esta não é uma campanha da Prefeitura, é uma campanha da cidade de Campinas, de toda a sociedade”, destacou o prefeito Dário Saadi. “Cada família que perde um ente querido vive um trauma difícil de se recuperar. E, geralmente, as pessoas que falecem são aquelas que estão na fase mais ativa da vida”, completou.

 

O presidente da Emdec, Vinicius Riverete, lembrou as ações realizadas para salvar vidas no trânsito. “É a primeira vez que vemos tantas campanhas de segurança viária na cidade. Exemplo de seu resultado foi a ‘JBD: Morte Zerø no Trânsito’, que impulsionou a redução gradativa das mortes na avenida: de 13 em 2021 para seis em 2023. Somado às campanhas, realizamos ações de comunicação, educação, fiscalização e obras de geometria”, completou.

 

Também participaram do evento o representante da Câmara Municipal, o vereador Otto Alejandro; a Comandante da Guarda Municipal (GM), Maria de Lourdes Soares; o presidente da Rede Mário Gatti, Sérgio Bisogni; o Comandante do 7º Grupamento de Bombeiros de Campinas, Tenente-Coronel Kleber Moura de Oliveira; além de representantes das concessionárias Rota das Bandeiras e AB Colinas; do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran/SP); imprensa, gestores e técnicos da Emdec.

 

Parceira da Emdec na construção da campanha, a Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global (BIRGS) foi representada pela coordenadora local, Paula Bianchi. “Esta iniciativa é muito importante para sensibilizar a população sobre os perigos da velocidade, principal causa de mortes no trânsito. Ao unir comunicação, educação e fiscalização, Campinas está adotando uma abordagem abrangente para salvar vidas”, destacou.

Sair da versão mobile