Nossa Cidade
Laudos apontam que figueira do Bosque dos Jequitibás estava saudável
A Secretaria Municipal de Serviços Públicos recebeu, nesta sexta-feira, 3 de fevereiro, o laudo do Instituto Biológico (IB) com a análise da figueira branca, que ficava dentro do Bosque dos Jequitibás e tombou na área externa, em 28 dezembro de 2022. Além deste relatório, o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento e Fitossanidade, do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), havia divulgado o resultado da análise no dia 19 de janeiro. Ambos os órgãos são ligados ao governo do Estado e os relatórios apresentaram a conclusão de que a árvore estava saudável e a queda foi por causa dos eventos climáticos e o encharcamento do solo. (Confira abaixo os laudos na íntegra)
As análises comprovam uma figueira branca de 35 metros de altura e com estimativa de ter 100 anos, estava saudável e a queda ocorreu por fatores climáticos, como alto índice de chuvas e ventos, e solo encharcado. “Esses laudos técnicos apontam que a queda da figueira branca foi por razões meteorológicas, como excesso de chuvas e ventos, e a saturação do solo”, diz o secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella.
No laudo do Instituto Biológico consta que a árvore não apresentou atividades ou danos provocados por cupins ou outros insetos que pudessem levar à queda: “O tombamento ocorreu devido à ruptura na área radicular, devido a vibrações decorrentes do trânsito automotivo constante, friabilidade e drenagem do solo, somados aos adventos climáticos (pluviosidade elevada, ventos etc.), dentre outros possíveis fatores (…). A árvore (Figueira Branca) não apresentou atividade ou danos termíticos ou causados por outros insetos xilófagos ou presença de outros agentes biodeterioradores que pudessem catalisar ou levar ao tombamento, não sendo o motivo do comprometimento da integridade vegetal quanto a ruptura ou queda.”
Segundo análise do IAC, “Não foram observadas podridões nas amostras de raízes ou da parte basal da planta, como também nas amostras das partes aéreas não havia sintomas de doenças. Como seca de ramos, amarelecimento de folhas e murchas”.
Acidente
No dia 28 de dezembro, a figueira branca caiu na parte externa do parque, na Rua Gal. Marcondes Machado, Bosque, e fez uma vítima fatal. O prefeito Dário Saadi se solidarizou com a família e colocou a Administração Municipal à disposição para prestar o auxílio necessário.
Confira os laudos
Instituto Biológico (IB)
Centro de Pesquisa e Desenvolvimento e Fitossanidade (IAC)