Connect with us

Nossa Cidade

LER e Dort: confira quais são os sintomas e como prevenir

O Dia Mundial de Combate à LER (Lesões por Esforços Repetitivos) e Dort (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho) é nesta quarta-feira, 28 de fevereiro. E para marcar esta data, escolhida pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), o Departamento de Promoção à Saúde do Servidor (DPSS) elencou alguns cuidados que podem ajudar na prevenção a essas doenças.
 
“Cuidados simples, como manter a postura adequada para quem trabalha sentado e fazer pequenas pausas e alongamentos durante o dia já ajudam muito na prevenção das LER e Dorts”, Juliana Assunção, terapeuta ocupacional da equipe QVT (Qualidade de Vida no Trabalho), do Departamento de Promoção à Saúde do Servidor.
 
A utilização de apoios ergonômicos para os punhos e pés; manter o monitor na altura dos olhos para não forçar o pescoço para baixo; respeitar os limites do corpo; praticar exercícios físicos regularmente e manter um estilo de vida saudável também estão entre as orientações.
 
Os sintomas também devem ser observados para que o tratamento tenha início o mais rápido possível. Dor localizada, principalmente nos membros superiores e dedos, dificuldade de movimentação e a redução de amplitude do movimento são sinais de alerta.
 
“Além disso, fraqueza, sensação de peso, cansaço, dormência, formigamento,  perda ou aumento da temperatura e sensibilidade, dificuldade no uso dos membros e áreas com sinais de hipotrofia ou atrofia também são sintomas de Ler/Dort e as pessoas devem ficar atentas a eles e procurar ajuda médica”, completou.
 
Embora as Ler e/ou Dorts sejam relacionados ao trabalho, qualquer pessoa que faça movimentos de forma repetitiva, inadequada ou sem respeitar os limites do corpo pode ter essas lesões e/ou distúrbios.
 
A equipe de Qualidade de Vida no Trabalho do DPSS realiza oficinas de alongamentos nos locais de trabalho. Para saber melhor como funciona, basta entrar em contato com o departamento pelo e-mail  dpss.promocao@campinas.sp.gov.br .
Sair da versão mobile