Nossa Cidade
Ligação entre Sousas e Joaquim Egídio terá bloqueio parcial na próxima 5ª
Dois trechos da Rodovia José Bonifácio Coutinho Nogueira (SP-81), que liga os distritos de Sousas e Joaquim Egídio, terão o tráfego de veículos parcialmente interditado na próxima quinta-feira, 23 de setembro. O bloqueio será necessário para o içamento das estruturas metálicas que darão suporte a duas passagens de fauna que estão sendo construídas no local.
As paralisações ocorrerãodas 9h às 12h no Km 1+500m e das 13h às 16h no Km 10. “Solicito a compreensão da população, serão transtornos temporários para benefícios a nossa fauna, que serão duradouros”, disse o secretário do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rogério Menezes.
A Rodovia José Bonifácio Coutinho Nogueira é administrada pelo Departamento de Estradas e Rodagens do Estado de São Paulo (DER-SP), que realizará a operação de trânsito no local, conforme combinado com a SVDS. A recomendação é de que, caso possível, os motoristas evitem circular pela região, durante o período da operação.
Há dois meses a Secretaria do Verde anunciou a construção de três passagens de fauna, uma em Barão Geraldo e as duas na estrada entre Sousas e Joaquim Egídio, na APA (Área de Proteção Ambiental) de Campinas. O bloqueio parcial desta quinta-feira será realizado durante três horas em cada trecho, assim como ocorreu na Estrada da Rhodia há cerca de um mês.
“A implantação de passagens de fauna dentro da área urbana municipal é um projeto inovador e tem como objetivo conectar os fragmentos naturais e corredores ecológicos, através das copas das árvores, para possibilitar o deslocamento da fauna arborícola”, afirma Gabriel Dias Mangolini Neves, chefe de Setor e Engenheiro Ambiental da SVDS.
A construção das passagens de fauna é fruto de uma parceria entre a Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e o ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, uma das principais associações de governos locais e subnacionais dedicados ao desenvolvimento sustentável, por meio do projeto Interact-Bio – Ação Integrada pela Biodiversidade.