Connect with us

Nossa Cidade

Limpeza e manutenção seguem normalmente como combate ao coronavírus

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, destacou os serviços de limpeza e manutenção da cidade durante a transmissão ao vivo na tarde desta terça-feira, 31 de março, essenciais no combate à disseminação do coronavírus e a tantas outras doenças. 

“A população tem perguntado como estão os serviços de limpeza na cidade e por isso quero esclarecer este assunto hoje. São serviços essenciais, principalmente num período como este, e estão mantidos”, disse o prefeito Jonas Donizette.

O secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella, da pasta responsável pela gestão da limpeza na cidade, explicou que os serviços de coleta de lixo domiciliar, de roçagem da grama em praças e jardins e de tapa-buracos e recapeamento continuam funcionando normalmente. “E na semana passada iniciamos a limpeza de calçadas e acessos de todos os hospitais, públicos e privados (são cerca de 20 unidades hospitalares) da cidade, com água, detergente e desinfetante. São duas equipes que saem à noite fazendo a lavagem em vários pontos”, disse Paulella.

O secretário lembrou que apenas a coleta seletiva está suspensa por tempo indeterminado, também por recomendação da Vigilância Sanitária, porque os materiais recicláveis são muito manipulados e as cooperativas de reciclagem não estão trabalhando neste período.

Segundo o secretário Paulella, o Departamento de Parques e Jardins (DPJ) está com cerca de 400 trabalhadores na manutenção de praças e jardins, porém, alguns funcionários, com mais de 60 anos e com doenças crônicas, estão em casa. Outro detalhe é que os cerca de 800 reeducandos, que prestam serviço diretamente na Secretaria de Serviços Públicos, não estão trabalhando neste período.

Defesa Civil

O prefeito também comentou que a Defesa Civil está utilizando dois veículos com tanques para limpeza na área externa de seis instituições de longa permanência de idosos. Cada veículo leva 400 litros de água e usa hipoclorito, que age como desinfetante. A Defesa Civil fez a limpeza em três instituições nesta terça-feira e está programando as outras. A ação é feita a pedido da Secretaria de Saúde. 

Além da limpeza da cidade, o prefeito pediu a colaboração para que as pessoas mantenham os quintais e terrenos limpos, para evitar os criadouros do Aedes Aegpyti, mosquito da dengue. “Cerca de 80% dos focos de dengue estão nos quintais, por isso façam a limpeza e não deixem acumular água”, disse o prefeito.

Sair da versão mobile