Nossa Cidade
Linguagem simples é tema de palestra para servidores, nesta terça-feira, 15 de agosto
A Secretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, por meio do GentiLab (Laboratório de Inovação), promove, nesta terça-feira, 15 de agosto, a palestra Linguagem Simples no Setor Público. O evento será às 14h, no Salão Vermelho. Não é necessário fazer inscrição.
“Este é um tema que tem sido muito debatido nos últimos anos. A Linguagem Simples é essencial, principalmente no serviço público, já que aqui são atendidas pessoas de diferentes níveis de escolaridade”, disse um dos responsáveis pelo GentiLab, Victor Lobo.
Ainda segundo ele, as palestrantes escolhidas são da Prefeitura de São Paulo, a primeira no Brasil a ter um programa de linguagem simples. “Na Prefeitura de São Paulo são feitas capacitações com os servidores para que a comunicação seja feita de forma mais simples. A ideia é desenvolver algo parecido em Campinas, começando por essa palestra”, disse Victor Lobo, do GentiLab.
Mas afinal, o que é Linguagem Simples? É quando um leitor ou ouvinte consegue compreender todas as informações da mensagem, sem precisar perguntar para outras pessoas ou ter que ler o mesmo texto várias vezes. O movimento é mundial e começou na década de 1940. Hoje, está em mais de 40 países. O foco da ação é garantir que as pessoas tenham acesso às informações e que essas sejam objetivas e inclusivas.
No Brasil, como citou Lobo, a primeira política pública criada para tratar exclusivamente do tema foi o Programa Municipal de Linguagem Simples da Prefeitura de São Paulo, em 2019. O Programa busca incentivar o uso da linguagem simples em tudo o que a Prefeitura faz, exige e oferece para a população.
Palestrantes
Mar Alves, especialista em técnicas de simplificação da linguagem, é coordenadora do Programa Municipal de Linguagem Simples da Prefeitura de São Paulo – primeira política pública do Brasil dedicada ao tema. Graduada em Letras pela Universidade de São Paulo, trabalha há quase 10 anos com facilitação de processos de aprendizagem e comunicação, e atua com desenvolvimento de adultos desde 2016.
“Garantir que a linguagem do governo seja simples é uma das formas de possibilitar o entendimento e uso das informações públicas para que todas as pessoas consigam acessar os serviços públicos”, disse Mar Alves.
Ainda segundo ela, mesmo o Brasil tendo 3 em cada 10 pessoas entre 14 e 64 anos analfabetas funcionais, a linguagem no setor público continua sendo muito burocrática, jurídica, com muitas siglas e vocabulário complexo. “Comunicações públicas são escritas de forma tão difícil que não alcançam as pessoas que mais precisam acessar os serviços públicos”, completou.
A outra convidada é Gabrielli Martins, graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e assessora de projetos. Ela desenvolve metodologias estratégicas da área de inovação no programa da capital paulista.
Serviço
Palestra – Linguagem Simples no setor público
Quando: 15/08, terça-feira, 14h
Onde: Salão Vermelho do Paço Municipal
Público-alvo: todos os servidores da Administração Municipal
Informações: genti.lab@campinas.sp.gov.br