Nossa Cidade
Live da EGDS explica projeto-piloto de ginástica laboral para servidores
O Departamento de Promoção à Saúde do Servidor (DPSS), da Secretaria Municipal de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas de Campinas, iniciará o projeto-piloto de ginástica laboral para servidores em fevereiro. Os detalhes foram apresentados na última sexta-feira, 13 de janeiro, durante a live do Conectando Saberes, promovida pela Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor (EGDS).
O projeto vai começar pelo Edifício Arcadas, onde funciona o próprio DPSS, a EGDS e a Ouvidoria da Prefeitura de Campinas. Quem não conseguiu acompanhar a transmissão ao vivo, pode acessar o conteúdo na página da Escola (https://www.youtube.com/watch?v=uoF7gV_cgOM).
Fernanda Mattos, terapeuta ocupacional do DPSS, explicou que a ginástica laboral tem objetivos diferentes de outras atividades físicas. “A ginástica laboral vai ser realizada no próprio local de trabalho e tem um tempo curto, de 5 a 15 minutos. Com exercícios de baixo impacto, o objetivo é promover alongamento, relaxamento muscular e promover uma pausa durante o trabalho, o que ajuda na prevenção de doenças”, explicou.
Ainda segundo ela, não há restrições para participar. “Na hora do exercício, caso o servidor esteja com algum incômodo ou dor, ele pode comunicar à nossa equipe e o caso dele será avaliado na hora”, completou.
A ginástica laboral não substituiu atividades ou exercícios físicos, como caminhadas, corridas, academia, hidroginástica, mas é importante que seja pratica para evitar doenças laborais.
Durante o projeto-piloto, as atividades serão realizadas quatro vezes por semana: segunda e quinta, no período da manhã e terça e quarta, à tarde. Os interessados podem se inscrever até 18 de janeiro, pelo e-mail dpss.promocao@campinas.sp.gov.br ou pelo telefone (19) 2515-7172.
“As inscrições vão servir para nos nortear sobre o número de participantes, mas se na hora tiver alguém sem inscrição interessado em participar, não tem problema. O mesmo vale para servidores que estiverem em atendimento no DPSS”, explicou Aline de Freitas, também servidora do DPSS.
A partir dos resultados obtidos com o projeto-piloto, a equipe estudará a possibilidade de ampliar a ação para outras unidades da Prefeitura.