Connect with us

Nossa Cidade

Live debate práticas inovadoras no Laboratório de Inovação da Prefeitura de Campinas

A última live promovida pelo Laboratório de Inovação da Prefeitura (GentiLab), na quarta-feira, 24 de janeiro, debateu a categoria Inovação, do Prêmio Gente que Inova. A convidada, Anne Dutra Santos, falou sobre o Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal (SIM-POA), um dos finalistas da premiação de 2023.
 
Para quem não conseguiu assistir à transmissão ao vivo, o conteúdo está disponível no Youtube do Gentilab. As outas duas edições também podem ser consultadas no mesmo endereço.
 
De acordo com a farmacêutica do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), participar do prêmio é uma forma de dar visibilidade ao trabalho feito nas áreas. “Vale muito a pena. É gostoso escrever sobre o que você faz, colocar as ideias no papel, porque é quando você vê o quanto foi feito, as articulações e a intersetoriedade”, disse.
 
Criado em 2022, o selo possibilita que os produtores certificados comercializem seus produtos em todo o município, aumentem as vendas e gerem emprego. O selo dá mais segurança a quem consome produtos de origem animal fabricados ou processados em Campinas.
 
Victor Lobo, da equipe do GentiLab, ressaltou a importância dos servidores participarem da premiação. “Eu deixo aqui meu convite para todos participem e mostrem as ações inovadoras que estão sendo desenvolvidos nas secretarias”, disse. “O Gente que Inova é uma forma de divulgar os trabalhos e também de valorizar e reconhecer os servidores da Prefeitura”, completou.
 
Gente que Inova
 
Os servidores que quiserem participar do Gente que Inova neste ano têm até 31 de janeiro para se inscrever. Basta preencher o formulário disponível no https://forms.gle/rTgTQknR4wrsnjRb6. O regulamento está disponível no site SouServidor.
 
Neste ano, o prêmio tem duas novidades. A primeira é a inclusão da categoria Promoção à Educação. A segunda é que os projetos que concorreram na edição passada, mas não ficaram entre os finalistas, poderão ser inscritos novamente. Já os responsáveis finalistas da edição anterior podem se inscrever com novos projetos.
 
Categorias
 
As inscrições podem ser feitas em quatro categorias: Promoção à Saúde, Inovação, Políticas Afirmativas e Promoção à Educação. Entre os objetivos, com o Prêmio, a Prefeitura busca reconhecer e valorizar os servidores que contribuem para o aprimoramento das ações do poder público com eficiência, eficácia e efetividade das políticas públicas; para a elaboração e implementação de políticas públicas afirmativas, que fomentem a diversidade; e as práticas de inovação de gestão municipal e melhoria das práticas já existentes.
 
O servidor ou equipe vencedora receberá, além de um certificado de participação, um prêmio que poderá ser um bem de consumo ou recreação ou ainda valor em espécie.
 
Inciativas premiadas em 2022
 
O prêmio Gente que Inova 2022 recebeu 44 projetos. Trinta e seis foram homologados, sendo 15 para a categoria Inovação, 15 para Promoção à Saúde e seis para Políticas Afirmativas.
 
Em Políticas Afirmativas, o projeto vencedor foi o "Fortalecimento de Mulheres em Círculo de Cultura", desenvolvido por Patrícia Ferreira Filizola. Em segundo lugar, o "Guarda Amigo da Mulher (Gama)", que tem como responsável Elaine Cristina Borim da Silva; e em terceiro, a "Formação de servidores públicos municipais para atuação em comissões de heteroidentificação", apresentado por Jacqueline Damázio Armando.
 
Na categoria Inovação, "Implementação de Declaração de Estabelecimento Responsável", inscrito pela servidora Milena Aparecida Rodrigues, levou o primeiro lugar. Em segundo, "Serviços de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal (SIM-POA)", que teve como responsável Anne Dutra dos Santos. O terceiro lugar ficou com o projeto "Implementação do teletrabalho no Departamento de Licenciamento Ambiental" durante as restrições e medidas de isolamento de correntes da pandemia de covid-19, apresentado por Leandro André Silveira de Arruda Melo.
 
Na última categoria, Promoção à Saúde, os três projetos finalistas são: "Coberturas Vacinais, trajetória e estratégias para o alcance", de Daiane Cristina Pereira Morato, conquistou o primeiro lugar. Em segundo, ficou "Vigilância em Condições Crônicas Não Transmissíveis na Atenção Primária do Município de Campinas – Conhecer para cuidar melhor", de Juliana Nativio. Já o terceiro lugar ficou para o projeto "As práticas sobre o processo de envelhecer e do cuidar em saúde", da servidora Rogeria Misorelli.
 
Serviço:
 
Gente que Inova
Publicação do Regulamento: 01/11/2023 (www.campinas.sp.gov.br/diario-oficial/)
Inscrições dos projetos: até 31/01/2023
Quem pode se inscrever: servidores ou equipes de servidores públicos e empregados públicos das unidades da administração pública municipal direta
Categorias: Promoção à Saúde, Inovação, Políticas Afirmativas e Promoção à Educação.
Sair da versão mobile